7.4.21

7 perigos para a saúde que a tua casa esconde

É verdade que a limpeza da habitação é uma preocupação para todos nós. Ainda assim, existem vários riscos que podem passar despercebidos. E que acabam por ser um verdadeiro perigo para a saúde. Como é o caso destes sete, que são dados a conhecer por Heather Barrigan. A especialista em limpeza da MyJobQuote.co.uk partilhou com o Daily Star perigos que se escondem em casa e a melhor forma de acabar com os mesmos. 

 

1 – Secar roupa dentro de casa 

Secar a roupa dentro de casa é um risco para a saúde de pessoas que sofrem de asma, alergias e febre do feno. Isto porque o aumento da humidade do ar pode ser benéfica para a formação de mofo e ácaros. Opta pela secagem ao ar livre ou máquinas de secar. Se tiveres que o fazer dentro de casa, certifica-te de que existe circulação de ar. 

 

2 - Telemóveis 

O estudo mostra que o seu telemóvel está dez vezes mais sujo do que o assento da sanita. Se tens mesmo de circular com o aparelho em casa, mistura 60% de água e 40% de álcool isopropílico numa tigela. Mergulha um pano macio de microfibra na mistura e limpa o smartphone com cuidado. E evita levar o telemóvel para espaços como a casa-de-banho. 

 

3 – Mofo na casa-de-banho 

Inalar fragmentos de fungos é algo que pode dar origem a vários problemas como inflamação das vias respiratórias, irritação na garganta ou reações alérgicas, apenas para dar três exemplos. Algo ainda mais grave para aqueles que sofrem de asma. Idealmente deverás tomar banho com uma janela aberta. Tem também um desumidificador para que a casa-de-banho se mantenha seca. 

 

4 – Chuveiros sujos 

Todos conseguimos facilmente identificar que uma banheira está suja. O mesmo não acontece com os chuveiros. Que podem estar imundos e passar despercebidos. A sujidade que por lá se acumula pode dar origem a infeções nos olhos e ouvidos. Bem como no couro cabeludo ou provocar problemas digestivos. Antes de entrares no duche, deixa a água correr durante 2 a 3 minutos. Limpa o chuveiro com frequência, mergulhando o mesmo em vinagre branco durante 30 minutos. Se preferires, podes fazer este processo durante a noite. 

 

5 – Fornos cheios de gordura 

Além de retirar a capacidade do forno, o excesso de gordura e sujidade podem dar origem a vapores que são um potencial risco para a saúde. Sem esquecer que podem dar origem a um incêndio. A solução passa por limpar o forno regularmente a cada três meses.  

 

6 – Velas tóxicas 

Se gostas de ter velas em casa, tem cuidado com as que escolhes. É que algumas contêm cera de parafina e esta liberta compostos tóxicos enquanto está a ser queimada. E vários deles são cancerígenos. Opta sempre por produtos naturais. 

 

7 – Tomadas sobrecarregadas 

Tem cuidado com o uso abusivo de fichas triplas. É certo que são uma boa ajuda para ter tudo ligado, mas deverás ter sempre em mente a corrente máxima indicada. Evitarás choques e até incêndios. Calcula a potência de tudo o que pretendes ligar a uma ficha e percebe se estás a ultrapassar a corrente máxima. 

Sem comentários:

Enviar um comentário