25.4.21

neemias queta prestes a tornar-se no primeiro português a jogar na nba

Em fevereiro de 2019, Neemias Queta trocou o Benfica pela Universidade de Utah State, nos Estados Unidos da América, para perseguir o sonho de jogar na NBA, aquele que é o melhor campeonato mundial de basquetebol. Depois de brilhar nas competições universitárias, o basquetebolista, de 21 anos, está prestes a tornar-se no primeiro português a competir na prestigiada liga.  

Foi nas redes sociais que o poste anunciou que irá dispensar o último ano na Universidade de Utah State para declarar-se para o draft de 2021 da NBA. “Depois de conversas com a minha família e os membros da equipa técnica da Universidade de Utah State, decidi perseguir o meu sonho de jogar na NBA e declaro-me para o draft da NBA de 2021”, revelou no Twitter 

 

Neemias Queta em destaque no basquetebol universitário 

 

Neemias Queta, que tem 2,13 metros, acabou a época de júnior, a terceira na NCAA, com uma média de 14,9 pontos. A isto junta-se 56% nos lançamentos de campo, 10,1 ressaltos, 3,3 desarmes de lançamento e 2,0 assistências. O basquetebolista português foi mesmo eleito o melhor jogador e melhor defensor da Conferência Montain West. Sendo que é um dos quatro finalistas ao prémio Naismith de melhor defensor do ano do basquetebol universitário. Enquanto atleta universitário, Neemias Queta ajudou os Utah State a conquistarem a Conferência Montain West em 2019 e 2020.  

 

O antigo basquetebolista do Benfica já era para ter feito parte do draft da NBA de 2019. Na altura optou por continuar no basquetebol universitário. Agora, e com base na sua evolução, é colocado pela ESPN, no 75º do ranking para o draft. Sendo que só são escolhidos 60 jogadores, 30 em cada ronda. A NBA ainda não revelou a data do draft de 2021 nem o dia em que os jogadores têm de decidir se entram no mesmo.  

 

“Quero agradecer a todos vocês pelos três anos mais fantásticos da minha vida” 

 

Foi também nas redes sociais que Neemias Queta dedicou algumas palavras aos adeptos dos Utah State Aggies. “Quero agradecer a todos vocês pelos três anos mais fantásticos da minha vida. Vindo de Portugal para Utah, com 19 anos, não esperava tudo o que me aconteceu. Dos dois títulos de Montain West aos dois torneios da NCAA, e às amizades para a vida, amei cada minuto”, escreve. O basquetebolista agradece ainda aos treinadores, família e amigos em Portugal que sempre o apoiaram.  

 

Neemias Queta está assim bem colocado para se transformar no primeiro basquetebolista português a jogar na NBA. Algo que poderá acontecer na temporada 2021-22, se vier a ser escolhido por uma das 30 equipas nas duas rondas de draft. Caso esse cenário não se coloque, o português pode ainda ser contratado numa fase posterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário