10.6.20

será boa ideia beberes um copo de leite antes de ires para a cama?

Existem imagens e ideias que nos acompanham ao longo da vida. Uma delas passa por beber um copo de leite antes de ir para a cama. É um ritual que há muito é transmitido de geração para geração. Diz-se ser algo que irá ajudar a que tenhas uma melhor noite de sono. Pois irás ficar mais relaxado e com menor ansiedade. Mas será mesmo assim?

Se olharmos para as análises científicas, a resposta é sim. Existem estudos que que provam que consumir produtos lácteos, como é o caso do leite (ou queijo) antes de ir para a cama é algo que poderá ajudar a que algumas pessoas tenham uma melhor noite de sono, mais tranquila e descansada. Sendo curioso que não exista uma explicação para este facto.

Muitos especialistas são da opinião de que a resposta estará associada a compostos químicos específicos ou aos efeitos psicológicos de uma rotina calmante para dormir. Ou ainda uma combinação de ambos. O triptofano é um aminoácido presente em alimentos que contêm proteínas. Sendo que tem um papel relevante na produção de serotonina, que é responsável pelo relaxamento e humor. A isto junta-se a importância na produção de melatonina, que é conhecida como hormona do sono.

Sem comentários:

Publicar um comentário