25.6.20

cuidado, muito cuidado com as contas sexuais do instagram

Falar de sex bots no Instagram é um tema que não apresenta nenhuma novidade. A diferença está na popularidade que as contas sexuais falsas têm vindo a ganhar nos últimos tempos. Até porque diversas figuras públicas têm vindo a responder aos comentários que recebem nas redes sociais, algo que acaba por se tornar viral.

Estas contas vão-se multiplicando, as pessoas vão achando piada às respostas que as figuras públicas dão e tudo isto faz com que muitos ignorem os riscos das mesmas. Até porque o objectivo das sex bots, que normalmente aparecem em contas verificadas e com muitos seguidores, é apenas um: clicar no link que aparece na bio da conta falsa.

Como disse no início do texto, os comentários de cariz sexual não são novos. Mas tem-se verificado um crescente número em Portugal. Existindo também cada vez mais denúncias às referidas contas falsas. Quando se analisam os perfis das sex bots, encontram-se várias semelhanças. São contas com poucas (ou nenhuma) publicações, têm poucos seguidores e não seguem ninguém. Já na bio é quase sempre feita uma menção a conteúdo de cariz sexual, que está ali à mão de semear.

Por esta altura, existem muitas pessoas que já sabem que não devem carregar no referido link. Até porque estão na presença de contas falsas. Ainda assim, existem outros tantos que caem no engodo e acabam por clicar onde não deviam. Por norma, a ligação leva o utilizador até um site com conteúdo que não está acessível. Sendo necessário partilhar diversas informações para aceder ao mesmo. Algumas destas informações podem ser o número do cartão do crédito. Ou seja, é sinónimo de perder dinheiro. Além do dinheiro que poderão gastar, aqueles que clicam nos links estão a fornecer informações pessoais. Que podem dar origem a várias situações que vão da publicidade a modificações na página inicial e por aí fora.

Em tempos, o Instagram bloqueava estas contas sexuais falsas numa questão de minutos, até porque existiam em menor número. Agora, este processo está a ser um pouco mais lento por parte da rede social detida por Mark Zuckberg. Há quem justifique esta lentidão com a pandemia de coronavírus. Outros, com o crescente número de contas que surgem todos os dias. É bom que tenhas sempre em mente que ao aceder aos links destas contas sexuais poderás ver-te envolvido num grande problema de phishing, ao mesmo tempo que irás abrir as portas da tua privacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário