1.6.20

10 motivos para treinares (um deles envolve a tua vida sexual)

Certamente que já ouviste dizer que deves praticar desporto. Nem que seja uma simples caminhada diária de 30 minutos. Ainda assim, se estás na dúvida, vou partilhar contigo 10 motivos que vão fazer com que fiques com vontade de treinar. Podes começar a preparar a roupa e calçar os ténis que até a tua vida sexual irá ficar a ganhar. Vamos lá aos motivos.

1 – A vida sexual agradece
Uma vida desportiva activa é algo que tem influência positiva na vida sexual. Isto porque melhora os níveis das hormonas sexuais, como é o caso da testosterona.

2 – Faz bem ao cérebro
Treinar com regularidade é algo que melhora o fluxo sanguíneo, dilatando os vasos sanguíneos. Algo que faz com que o sangue circule melhor. Se isto é bom para o coração, é igualmente benéfico para o cérebro. Pois será algo que ajuda a impedir o declínio cognitivo de diversas formas.

3 – E à saúde mental
Um estudo defende que "o exercício físico melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade, a depressão e o humor negativo, melhorando a auto-estima e a função cognitiva". O referido trabalho refere ainda que a prática de desporto "alivia sintomas como a baixa auto-estima e isolamento social".

4 – A memória fica melhor
Praticar desporto leva ao aumento do tamanho do hipocampo, que é a zona do cérebro responsável pela memória. Além disso, também aumenta as ligações das células nervosas ao cérebro.

5 – Vais dormir melhor
De acordo com a Fundação do Sono, praticar desporto é algo que ajuda a ter uma melhor noite de sono ao mesmo tempo que te irá deixar mais alerta durante o dia.



6 – Mais músculo
Este ponto poderia estar no primeiro lugar da lista por ser dos mais óbvios e facilmente mencionados (ainda que dependa do treino escolhido). Ao ganhar mais músculo, estás, por exemplo, a reduzir o risco de diabetes. Pode também ajudar a suavizar os danos oxidativos que vão ocorrendo, de forma natural, com o envelhecimento.

7 – Ossos mais saudáveis
De acordo com o sistema de saúde britânico, a prática regular de exercício físico ajuda a reduzir o risco de osteoartrite em 83%. Pode ainda reduzir o risco de fractura da anca até 68%.

8 – Bom para a imunidade
Os músculos acabam por funcionar como uma espécie de reservatórios onde são guardados aminoácidos. Quando algum órgão precisa, são, por norma, extraídos dos músculos. É bom salientar que o sistema imunitário necessita de aminoácidos, usados para produzir os anticorpos que ajudam a travar as infecções.

9 – Vais sentir-te mais jovem
De acordo com estudos, o exercício aeróbico (sozinho ou misturado com treino de força) ajuda a melhorar a função mitocondrial. O que, por sua vez, reduz os danos oxidativos. Ou seja, trava o envelhecimento. Segundo outros estudos, existem outros tipos de treinos, como é o caso do treino intervalado de alta intensidade, que têm efeitos semelhantes.

10 – Reduzir inflamações
Existem estudos que apontam a inflamação crónica como a causa do aparecimento de muitas doenças. Pois bem, a prática desportiva tem o poder de ajudar a impedir que se acumule gordura visceral (mais inflamatória do que a gordura subcutânea), que pode dar origem à inflamação crónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário