21.6.20

chauncey billups, o único basquetebolista com saldo favorável frente a jordan, kobe e lebron

Falar sobre Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James é falar sobre três dos melhores jogadores da história da NBA. São três verdadeiras lendas e nem todos os adversários se podem gabar de ter um registo vitorioso frente a um dos nomes. Ou dois. Muito menos três. E se te disser que isso é possível? Que existe quem o tenha feito? É aqui que entra o nome de Chauncey Billups.

Chauncey Billups poderá ser um nome que passa despercebido a muitos adeptos do basquetebol e da NBA em particular. Mas certamente que não voltarás a esquecer este nome. É que estou a falar do único jogador da história que se pode gabar de ter um saldo vitorioso frente a três dos monstros da modalidade. Algo que nem o próprio sabia, mas já lá vou.



Frente a Michael Jordan, que muitos consideram o melhor basquetebolista de todos os tempos, Chauncey Billups tem um saldo vitorioso de 6 vitórias contra 4 derrotas. Com Kobe Bryant é de 24-21. Já frente a LeBron James é de 22-17. Estes são os impressionantes números do antigo base, de 1,91 metros de altura. Mais, frente aos Lakers, Chauncey Billups conseguiu mesmo vencer uma final da NBA. Aconteceu em 2004, quando representava os Detroit Pistons. Que bateram, por 4-1, os Los Angeles Lakers na final da NBA. Isto numa época em que os Lakers se tinham reforçado com Gary Payton e Karl Malone.

Olhando para a carreira, Chauncey Billups jogou na NBA ao longo de 17 temporadas, de 1997 a 2014. Começou nos Boston Celtics, mudou-se para os Toronto Raptors e depois para os Denver Nuggets. Seguiram-se os Minnesota Timberwolves e os Detroit Pistons. Regressou aos Nuggets antes de rumar aos New York Knicks. Passou também pelos Los Angeles Clippers antes de regressar aos Pistons, onde acabou a carreira.

Foi nos Pistons que viveu as melhores temporadas da carreira, mais especificamente em 2002 e 2008. Foi ainda All Star em cinco ocasiões. Acabou a carreira com 1043 jogos, com uma média de 15,2 pontos e 5,4 assistências. A isto junta-se agora o facto de ser o único com um saldo positivo frente a Jordan, Kobe e LeBron. Lembras-te de ter dito que o jogador não sabia nada disto? É que Chauncey Billups partilhou a notícia no Instagram, revelando ser uma novidade para si. Até porque nunca foi muito dado a estatísticas e só queria jogar.

Sem comentários:

Publicar um comentário