5.6.20

descobre o que o sexo faz ao teu sistema imunitário

De certeza que já ouviste dizer que o sexo traz vários benefícios para a tua saúde e bem-estar. E como será em relação ao sistema imunitário? Será que uma vida sexual activa faz bem? Ficaremos mais fortes neste aspecto? Ou mais enfraquecidos? Este é um tema que tem alimentado muitos debates.

Agora, vamos recuar até 2004. Foi neste ano que foi realizado um estudo, publicado na Medical News Today. O trabalho mostrou que aqueles que têm relações sexuais com regularidade – uma ou duas vezes por semana – tinham mais imunoglobina no sistema do que as restantes pessoas. Sendo que estou a falar de um anticorpo que se encontra no nariz, glândulas salivares e tecido vaginal. O resultado deu que falar, mas desde então que não foi efetuada uma segunda experiência.

Por sua vez, um estudo realizado num passado trouxe a discussão novamente para a ordem do dia. Desta vez foram estudadas algumas mulheres. O objectivo passava por perceber quais as diferenças entre a actividade imune daquelas que eram sexualmente ativas. Isto em comparação com as que não eram. Foi analisado o poder do sistema imunológico em matar diversos patógenos infeciosos ao longo do ciclo menstrual. Ficando evidentes diferenças entre os dois grupos de mulheres.

Ainda assim, os autores deste estudo realçam aquela que deve ser a ideia a reter pelas pessoas. É certo que os resultados mostram diferenças entre as pessoas mais ou menos activas sexualmente. Porém, são necessários mais estudos para que se possa chegar a alguma conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário