22.6.20

jonathan mcdonald, o jogador que passa a chamar-se burger king

Numa altura em que o futebol está de volta, vão sendo conhecidas diversas histórias. Se há clubes que dão que falar porque permitem que os adeptos marquem presença no estádio com recurso a video-chamadas, existem outras histórias mais curiosas e caricatas. Como é o caso desta que chega da Costa Rica e que tem como protagonista Jonathan McDonald, o avançado que é uma das estrelas do Alajuelense.

Os jogos entre o Alajuelense e o Deportivo Saprissa são um clássico local. Ainda assim, o jogo passou para segundo plano e é o avançado costa-riquenho, de 32 anos, que é notícia em todo o mundo. Como acontece com boa parte dos jogadores, Jonathan McDonald enverga na camisola o apelido da família. Só que desta vez, apareceu em campo com outro nome na camisola. O McDonald deu lugar a Burger King.


Esta história caricata é explicada com marketing. O apelido do jogador remete para a famosa cadeia de fast-food McDonald’s. Só que o clube é patrocinado pela Burger King, uma cadeia “rival”. Como tal, numa aposta de marketing, o apelido do jogador foi escondido, dando assim lugar à marca que patrocina a equipa. Até ao momento, Jonathan McDonald ainda não se pronunciou sobre o sucedido, sendo certo que esta manobra está a ser falada um pouco por todo o mundo.

Quanto ao jogo, verificou-se um empate a dois golos. Jonathan McDonald começou o jogo no banco de suplentes e foi por lá que foi admoestado com um cartão amarelo. Entrou em campo aos 73 minutos, numa altura em que a sua equipa ganhava por 2-1. Não marcou nenhum golo e viu Ariel Rodriguez empatar a partida para o Saprissa, num jogo que pode ter sido decisivo para as contas do campeonato. A três jornadas do fim da prova, o Saprissa segue isolado em primeiro lugar, com 43 pontos. O Alajuelense está em segundo, a sete pontos de distância.

Formado no AD Carmelita, Jonathan McDonald mudou-se, ainda na Costa Rica, para o Herediano. Até em, em 2010, mudou-se para os Vancouver Whitecaps, da MLS, o campeonato de futebol norte-americano. No ano seguinte assinou pelo Alajuelense. Em 2012 viajou para a Europa, para representar os suecos do Kalmar, naquela que foi a única aventura europeia da carreira. Regressou ao Alajuelense em 2014. E por lá ficou até fevereiro de 2019, altura em que se mudou para o Qatar, para representar o Al Ahli. Em julho do mesmo ano regressou ao Alajuelense.

Nesta época, Jonathan McDonaldo conta com 7 golos e 2 assistências em 19 jogos. Foi no Alajuelense que viveu os melhores momentos da carreira. Pelo clube costa-riquenho conta com 133 golos em 273 jogos. Aos 23 anos estreou-se pela seleção da Costa Rica.

Sem comentários:

Publicar um comentário