23.6.20

fica a saber o que a falta de sono faz à tua vida

Há muito que se debate a associação entre a falta de sono, normalmente conhecida como sono interrompido, e diversas doenças. Aliás, este tema tem sido mesmo algo a que a ciência se tem dedicado ao longo dos anos. Agora, surge um estudo que revela mais pormenores sobre esta associação.

Um ensaio clínico realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, e publicado na PLOS Biology tem novidades acerca deste tema. De acordo com o estudo a falta de sono provoca uma resposta inflamatória que pode intensificar a aterosclerose, que é o entupimento das artérias pela placa de colesterol. Algo que pode aumentar o risco de derrame.

Os investigadores concluíram este cenário depois de estudarem 1600 adultos que fizeram parte de estudos de sono. Durante os trabalhos foram monitorizadas as vias inflamatórias enquanto dormiam. O objectivo passou por descobrir como é que as perturbações do sono podem ter um impacto negativo nos níveis de dois tipos de glóbulos brancos: neutrófilos e monócitos. Que são os que contribuem para a resposta inflamatória do corpo. Foram ainda estudados nos níveis de depósitos de cálcio que causam placas nas artérias coronárias.

Olhando para o estudo, verifica-se uma associação entre os movimentos durante o sono e um crescimento nas medidas de neutrófilos e cálcio. Por sua vez, não foi notado um crescimento nos níveis de monócitos. O que leva os investigadores a concluírem que a falta de sono, ou a má qualidade deste, tem impacto no aumento de neutrófilos. Algo que conduz a um maior número dos depósitos de cálcio e à aterosclerose.

Sem comentários:

Enviar um comentário