17.7.21

carl nassib é o primeiro jogador de futebol americano a assumir homossexualidade

Carl Nassib é o protagonista daquele que está a ser considerado um momento marcante na história da National Football League, a liga norte-americana de futebol americano. O jogador dos Los Vegas Raiders veio a público assumir a sua homossexualidade, tornando-se assim no primeiro jogador que o faz no activo. 

 

“Apenas quero tirar um pequeno momento para dizer que sou gay. Queria fazer isto há algum tempo, mas agora finalmente sinto-me confortável para o tirar do meu peito”, diz Carl Nassib num vídeo partilhado no Instagram. Assumindo-se como uma pessoa “bastante privada”, o atleta garante que não tomou esta atitude para ter atenção ou protagonismo. O objectivo é que a sua visibilidade contribua para a criação de “uma cultura de aceitação e compaixão”, para que vídeos como o seu deixem de ser necessários no futuro. 

 

O jogador dos Raiders deixa ainda palavras de apreço para a NFL, bem como para a sua equipa e colegas. Salientando que sem estes nunca teria conseguido tomar esta decisão. Esta é uma atitude histórica pois os jogadores de futebol americano que assumiram a homossexualidade só o fizeram após o final da carreira. 

 

O caso de Michael Sam 

 

Existe ainda o caso de Michael Sam. Em 2015, a estrela do desporto universitário foi escolhida no draft. Momentos antes, o jovem jogador veio a público assumir que era homossexual. O atleta foi escolhido pelos Rams, mas acabou em St. Louis. Michael Sam acabou por nunca participar num jogo da NFL e, um ano depois, colocou um ponto final na carreira, alegando preocupações com a sua saúde mental. Michael Sam já enalteceu a atitude de Carl Nassib.

Sem comentários:

Enviar um comentário