23.7.21

christine sinclair, a goleadora que não deixa cristiano ronaldo entrar para a história

Além dos muitos títulos colectivos conquistados ao longo da carreira, Cristiano Ronaldo não para de bater recordes a nível individual. O mais recente aconteceu durante o Euro 2020. Foi nesta competição que o capitão da seleção chegou aos 109 golos, igualando assim o recorde de Ali Daei. O iraniano deu os parabéns ao português e lamenta que a FIFA não tenha contabilizado dois golos. Ainda assim, e apenas um golo de um novo recorde, Cristiano Ronaldo poderá nunca ser o maior goleador a nível de selecções.   

Cristiano Ronaldo conta com uns impressionantes 109 golos em 178 jogos com a camisola de Portugal. Ainda assim está muito longe dos 186 golos em 297 jogos do novo nome que se junta a esta disputa individual. E de quem estou a falar? De Christine Sinclair, uma das estrelas maiores do futebol canadiano e que tem este registo ao serviço da sua seleção.  

 

Christine Sinclair tem 186 golos em 297 jogos 

 

E quem é Christine Sinclair? Estou a falar da capitã da selecção feminina do Canadá e também dos Portland Thorns. Que aos 38 anos vê o seu nome ganhar destaque em todo o mundo quando se discute quem é que é o máximo goleador do futebol a nível de selecções. Ao longo da carreira, a avançada participou em cinco mundiais e dois Jogos Olímpicos e já foi eleita a melhor jogadora canadiana de todos os tempos.  

 

Avançada foi capitã do Canadá em quatro mundiais 

 

E se já estás impressionado com os números de Christine Sinclair, fica a saber que a jogadora promete não ficar por aqui. Até porque irá estar presente nos próximos Jogos Olímpicos. E os recordes da jogadora não se ficam por aqui. Christine Sinclair é a jogadora do Canadá que conta com mais internacionalizações (297), número que nenhum jogador conseguiu alcançar. Além disso, esteve presente em quatro mundiais como capitã. A isto junta-se, pelo menos, um golo em cinco torneios diferentes. Conta ainda com o recorde de golos em Jogos Olímpicos. 

 

Mais sete jogadoras à frente de Cristiano Ronaldo 

 

É certo que só se tem falado de Cristiano Ronaldo e Ali Daei, mas há mais nomes a ter em conta. Além de Christine Sinclair, existem mais sete jogadoras que contam com mais golos, ao serviço das seleções, do que Cristiano Ronaldo e estão todas no activo. São elas: Alex Morgan (110), Julie Fleeting (116), Lloyd (125), Birgit Prinz (128), Lilly (130), Mia Hamm (158) e Wambach (184).

Sem comentários:

Enviar um comentário