15.7.21

descobre os riscos que corres quando segues as novas modas para lidar com queimaduras solares

Uma das novas tendências do TikTok passa por partilhar vídeos com truques, supostamente infalíveis, para lidar com queimaduras solares. Estes conteúdos estão a tornar-se muito populares até porque muitos são aqueles que desvalorizam a protecção da pele devido ao desejo de alcançar o bronzeado perfeito. Como basta uma queimadura solar para que dupliques a probabilidade de vir a desenvolver um melanoma, o Daily Star esteve à conversa com Stephanie Taylor, uma especialista em saúde e bem-estar da StressNoMore, para tentar descobrir a eficácia dos truques partilhados. Bem como os perigos inerentes. 

 

1 – Elixir oral 

Uma das publicações dá conta de alguém que despejou um frasco de elixir oral para uma embalagem de spray, aplicando depois o conteúdo na queimadura. De acordo com a especialista, é certo que existem ingredientes com propriedades refrescantes. Mas é bom que tenhas em mente o teor de álcool e ingredientes como o ácido benzoico. Que podem deixar a pele vermelha e seca. Sem esquecer a vontade de coçar. Ou seja, não serve de nada.  

 

Aplicação de vinagre branco pode originar queimaduras químicas 

 

2 – Vinagre branco 

Muitos são aqueles que defendem que um banho de vinagre branco faz maravilhas às queimaduras solares. Já a especialista explica que é um erro fazer isto. Até porque estamos a falar de um produto com uma acidez muito alta e um pH em torno de 2 ou 3. Além de danificar ainda mais a pele, pode dar origem a queimaduras químicas. Prepara-te também para mais dores e um maior desconforto. 

 

Aplicar protector solar apenas em algumas zonas do rosto é a maior tendência 

 

3 – Protetor solar em algumas zonas 

Uma das tendências mais populares passa por aplicar protector solar (FPS 30) apenas nos pontos altos do rosto. Algo que ajudará a que fiques mais bronzeado e com um rosto com mais realce. Algo que é completamente desaconselhado pela especialista. Que alerta para o perigo a longo prazo. Como é o caso do envelhecimento precoce e até aparecimento de cancro de pele. A recomendação é de que uses protectores solares com FPS 50 e que o apliques em todo o rosto. Até porque é algo que não impede que te bronzeies. 

 

4 – Nata azeda 

Nata azeda é outro dos conselhos dados no TikTok. Com a garantia de que elimina os vestígios de queimaduras solares. A especialista salienta a presença do ácido láctico, que pode remover naturalmente a pele morta. Ajudando ainda ao aparecimento de novas células. Ainda assim, é recomendado que recorras aos produtos tradicionais. E que te mantenhas hidratado.

Sem comentários:

Enviar um comentário