28.7.21

descobre o bem que o vinho tinto e o queijo fazem ao cérebro

Muitos são aqueles que gostam de misturar queijo com vinho tinto. Há mesmo quem veja neste par o snack perfeito. Se este é o teu caso, não fiques a sentir-te mal quando te entregas a esta mistura. É que um estudo realizado pela Iowa State University, situada no Estados Unidos da América, tem boas notícias para ti. Isto porque estamos perante um bom alimento para o cérebro.  

Uma equipa de investigadores acompanhou 1.789 pessoas ao longo de dez anos e descobriram que aqueles que ingeriram queijo e beberam vinho diariamente foram os que tiveram uma melhor pontuação em testes de inteligência fluida. “A inteligência fluida é uma medida da função cognitiva que se baseia amplamente na capacidade de pensar logicamente e resolver problemas”, explica, em declarações ao Men’s Journal, Brandon Klinedinst, coautor do estudo. 

 

Factores genéticos também são importantes 

 

Segundo o estudo, o queijo revelou-se o alimento mais protector contra os problemas cognitivos associados à idade. Além disso, o consumo de vinho (especialmente tinto) está associado a melhorias na função cognitiva. Mas não vás já a correr comprar vinho e queijo. Os autores do trabalho sailentas que “factores genéticos” também são importantes. Pois “alguns indivíduos parecem estar mais protegidos dos efeitos do Alzheimer, enquanto outros parecem estar em maior risco”, refere. “Acredito que as escolhas alimentares certas podem prevenir a doença e o declínio cognitivo por completo”, conclui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário