16.5.21

pandemia de coronavírus tem impacto negativo nos hábitos alimentares

Já passou mais de um ano desde que o mundo passou a lidar com a pandemia de coronavírus. Esta nova realidade trouxe muitas alterações a pessoas de todo o mundo e nem os hábitos alimentares escaparam. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Eating Disorders, destacam-se agora seis comportamentos alimentares que acabam por ser preocupantes. E que são uma consequência da pandemia que assolou o mundo. 

Os seis hábitos alimentares são: comer e petiscar sem pensar, maior consumo de alimentos, diminuição generalizada do apetite ou consumo nutricional, comer para lidar com os acontecimentos, redução no consumo nutricional e um reaparecimento ou aumento considerável dos sintomas de transtorno alimentar. O estudo mostra ainda que aproximadamente 8% dos 720 participantes assumiu ter comportamentos extremos de controlo de peso que são nocivos para a saúde. 

Comer e petiscar sem pensar é um dos comportamentos 

 

É possível perceber que 53% dos comportamentos acabam por ser menos significativas. Ainda assim, 14% estão relacionadas com a compulsão alimentar. Realce ainda para o facto de estes resultados terem uma associação directa com o stress, sintomas depressivos e dificuldades financeiras. A equipa de investigadores refere que o comportamento que mais se destaca pela negativa no estudo é o transtorno alimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário