23.5.21

estudo defende que ressacas ficam melhores com o passar dos anos

Ninguém aprecia os efeitos das ressacas que acontecem depois de uma noite em que o consumo de bebidas alcoólicas foi superior ao normal. E muitos são aqueles que defendem que quanto mais velhos ficam, pior são os efeitos que sentem. Agora, um novo estudo vem contrariar este modo de pensar, defendendo precisamente o contrário. 

 

De acordo com o trabalho, as ressacas ficam menos graves à medida que vamos envelhecendo. Até porque a sensibilidade à dor também diminui. Este estudo, publicado no Alcohol and Alcoholism Journal, está a suscitar alguns debates pois muitos são aqueles que defendem ter ressacas muito piores do que quando tinham 18 anos. Os autores do estudo defendem que o aumentar das responsabilidades profissionais e familiares fazem com que os efeitos negativos da bebida sejam menores. 

 

Estudo revela ainda que jovens bebem mais do que as pessoas mais velhas 

 

“A gravidade da ressaca diminui com a idade, mesmo depois de controlar a quantidade de álcool consumida”, explicam os autores do estudo. Salientando que “as diferenças de sexo eram maiores nas faixas etárias mais jovens, mas tornaram-se significativamente menores ou inexistentes nas faixas etárias mais velhas”. O estudo, realizado pela Universidade de Utrecht, na Holanda, contou com 761 participantes, todos holandeses. Destes, 61% era do sexo feminino e todos tinham idades compreendidas entre os 18 e 94 anos. 

 

Os especialistas acreditam que a explicação está na sensibilidade à dor, que vai diminuindo com o passar dos anos. O estudo permitiu descobrir ainda que os mais jovens estão a beber mais bebidas alcoólicas do que os mais velhos. E que os homens consomem, em média, mais do que as mulheres. 

Sem comentários:

Enviar um comentário