15.5.21

descobre quantos copos de vinho deverás beber por semana para evitares ser operado às cataratas

Por norma, estamos habituados a notícias que nos alertam para os perigos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem para a saúde. E antes de avançar para aquilo de que quero falar, alerto que o consumo deverá ser sempre moderado. Ainda assim, existem estudos que parecem dar alento a quem é fã de vinho. Como é o caso do que se segue.  

De acordo com a pesquisa, consumir bebidas alcoólicas como moderação é algo que reduz o risco de vires a necessitar de uma cirurgia às cataratas. A redução chega mesmo a um quarto. Sendo que a bebida mais eficaz é vinho. Cinco ou seis copos por semana, reduzem a necessidade da cirurgia em 23%. Não existe uma explicação precisa, mas a equipa de investigadores acredita que tudo se deve aos antioxidantes polifenóis. Estes abundam nos vinhos tintos e podem ter uma função protectora. 

 

Consumo de cerveja e bebidas destiladas não tem o mesmo efeito 

 

O trabalho foi realizado pelo Moorfields Eye Hospital NHS Foundation e também pelo Instituto de Oftamologia da University College London, em Londres. Realce para o facto de que estes resultados não se aplicam a cerveja ou bebidas destiladas. “As nossas descobertas sugerem um risco menor de ser submetido à cirurgia de catarata com um consumo de álcool baixo a moderado”, salienta um dos investigadores, em declarações ao Daily Star.

Sem comentários:

Enviar um comentário