18.5.21

morrissey é o protagonista da mais recente polémica de os simpsons

O episódio mais recente de Os Simpsons está a suscitar enorme polémica. Tudo por causa de um personagem que é bastante semelhante a Morrissey, cantor que fez parte da banda The Smiths. Em Panic on the Streets of Spriengfield (já transmitido nos Estados Unidos da América) Lisa inventa um amigo imaginário a quem dá o nome de Quilloughby, que é o líder da banda The Snuffs. Este personagem é um cantor britânico deprimidos dos anos 1980, com muitas semelhanças com Morrissey.  

Além das parecenças físicas, o personagem apresenta ainda um conjunto de canções ao estilo do repertório de Morrissey. Ao longo do episódio, Lisa acompanha o amigo imaginário pela cidade, até que acaba por encontrar o verdadeiro Quilloughby, com voz do actor Benedict Cumberbatch, a cantar em palco. Ao contrário da imaginação de Lisa, o verdadeiro cantor está com excesso de peso e transformou-se num homem ganancioso, racista e problemático. 

 

“Chamar o personagem de Morrissey de racista, sem apontar nenhum caso específico, não oferece nada” 

 

Tudo isto levou a que Peter Katsis, agente de Morrissey, recorresse às redes sociais para fazer uma crítica feroz à famosa série. “Brincar com os assuntos é uma coisa. Programas como o SNL (Saturday Night Live) ainda fazem um óptimo trabalho a encontrar formas de inspirar uma ótima sátira. Mas quando um programa se rebaixa tanto para usar tácticas odiosas, como mostrar o personagem Morrissey com a barriga para fora da camisa (quando nunca teve essa aparência em qualquer momento da carreira) faz com que te perguntes quem é o verdadeiro nocivo. Pior ainda, chamar o personagem de Morrissey de racista, sem apontar nenhum caso específico, não oferece nada. Isto só serve para insultar o artista”, critica num longo texto partilhado na página oficial de Morrissey no Facebook. 

 

“Não me surpreende que as audiências dos Simpsons tenham caído tanto” 

 

E as duras palavras do agente não se ficam por aqui. “Morrissey nunca lançou nenhum produto sem qualidade só para ganhar dinheiro, não processou ninguém pelos seus ataques, nunca parou de fazer grandes shows e ainda é um vegano sério e defensor dos direitos dos animais. Ao sugerir tudo acima neste episódio... a abordagem hipócrita dos Simpsons para o seu enredo diz tudo. Verdadeiramente, eles são os únicos que deixaram de criar, e em vez disso, tornaram-se assumidamente prejudiciais e racistas. Não me surpreende que as audiências dos Simpsons tenham caído tanto nos últimos anos”, conclui.


Sem comentários:

Enviar um comentário