27.5.21

descobre o motivo das alcunhas do villarreal e do manchester united

A final da Liga Europa teve um confronto entre o Villarreal e o Manchester United. No que a alcunhas diz respeito, os espanhóis são conhecidos como o submarino amarelo. Já os ingleses como red devils (diabos vermelhos, em português). E se quase todos os adeptos conhecem estes nomes, poucos podem ser aqueles que sabem qual o significado dos mesmos. Algo que irás ficar a conhecer agora. 

 

A história do Villarreal, equipa na qual se destaca Dani Parejo, é mais curiosa do que a do emblema inglês. Até porque o clube não está situado no litoral. Além disso, a indústria mais forte da zona é a da cerâmica. Daí que, nos jogos em casa, o Villarreal jogue no Estádio de la Cerámica. Posso dizer que o equipamento principal é amarelo e isto explica a cor da alcunha. Só falta o resto da história, que é partilhada no site do clube. 

 

Alcunha do Villarreal está relacionada com os Beatles 

 

Foi em 1966 que os Beatles lançaram Yellow Submarine, tema que fez sucesso em todo o mundo, como foi o caso da cidade industrial no norte de Valência. Por sua vez, na temporada 1967/68, o Villarreal tentava chegar à terceira divisão espanhola [Nota para o facto de só terem chegado à primeira divisão em 1998/99]. Nessa época, durante um jogo, um grupo de adeptos, situado atrás de uma das balizas, tocou o hit dos Beatles num gira-discos. Como o clube jogava de amarelo, todos começaram a cantar “Amarillo es el Villarreal/ amarilo esamarillo es” (Villarreal é amarelo). E assim ficou. 

 

Clube espanhol joga de amarelo por mero acaso 

 

Posso ainda falar pelo motivo pelo qual o clube joga de amarelo. Algo que é uma espécie de acontecimento ocasional. Em 1947, quando a época estava prestes a começar, o filho do presidente do clube viajou até Valência para comprar equipamentos para a nova temporada. O objectivo era comprar camisolas brancas só que não havia stock suficiente. O único disponível era amarelo e assim foi. Os jogadores ficaram boquiabertos com a opção, mas desde então que o clube veste de amarelo.  

 

Motivo pelo qual o Manchester United é conhecido como red devils 

 

Por sua vez, a história da alcunha do Manchester United, equipa na qual se destaca Bruno Fernandes, não é tão curiosa como a do Villarreal. O clube inglês era conhecido como Os Pagãos. Algo que está relacionado com o facto de terem aparecido na zona de Newton Heath de Manchester e jogavam aos domingos. Só que na década de 1960, Matt Busby (mítico treinador do clube) achou especial piada a red devils. Esta era a alcunha de uma equipa de râguebi da localidade vizinha de Salford. A mesma tinha sido atribuída por um jornalista francês, que apelidou a equipa de Les Diables Rouges (Os Diabos Vermelhos). E assim ficou.  

Sem comentários:

Enviar um comentário