9.5.21

descobre o motivo que leva os gorilas a bater no peito

Se te falar de gorilas existe uma probabilidade bastante elevada de que rapidamente imagines um destes animais a bater no peito. Até porque estou a falar daquela que é uma das imagens de marca destes mamíferos primatas. Só que, ao contrário do que muitos julgam, existem motivos bastante sérios para que os gorilas batam no peito.  

Existia a ideia de que o bater no peito não passava de mera exibição destes animais. Só que um novo estudo vem revelar que é um acto informativo que nada tem de exibicionismo. O trabalho, publicado no Scientific Reports, foi realizado por uma equipa de investigadores do Instituto de Antropologia Evolucionária Max Planck, situado na Alemanha. Tendo sido efectuado em parceria com o Dian Fossey Gorilla Fund, dos Estados Unidos da América. O cenário do estudo foi o Parque Nacional dos Vulcões, localizado no Ruanda e o trabalho contou com seis gorilas machos. 

 

Bater no peito serve para atrair fêmeas e evitar lutas 

 

A conclusão é a de que o som que os gorilas emitem quando batem no peito serve para indicar o tamanho do corpo do animal. Quando maior for o gorila, mais reduzida será a frequência sonora produzida. Este gesto acaba por servir para que o primata dê a conhecer o seu tamanho, algo que serve de comparação com os restantes machos que estão nas proximidades. É algo que ajuda a atrair fêmeas ao mesmo tempo que evita várias lutas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário