28.5.21

descobre o que são pés de confinamento e o mal que isto pode fazer à saúde

Existe uma rotina que praticamente todas as pessoas do mundo têm. Que passa por saírem calçadas de casa para ir para o trabalho. Independentemente de usar ténis ou sapatos, todos usam calçado para trabalhar. Sendo que esta realidade mudou com o confinamento. Que fez com que muitos passassem a trabalhar a partir de casa. Trocando o calçado pelos confortáveis chinelos. Só que isto está a provocar aquilo a que se chama de pés de confinamento, algo que acarreta problemas para a saúde. 

 

Apesar de no Reino Unido estar a ficar popular o nome pés de confinamento, o termo médico é fascite plantar. Algo que provoca dores no arco do pé ou na zona do calcanhar.  De acordo com o College of Podiatry, uma das causas da fascite plantar são as solas moles ou calçado sem qualidade. É aqui que entram os chinelos e meias que muitos têm utilizado em casa. 

 

Emma McConnachie, porta-voz dos especialistas em saúde dos pés, explica ao The Sun que “os ligamentos do pé podem esticar, os arcos não têm suporte e colocar qualquer coisa com salto no calcanhar acaba por ser doloroso”. “Se os pés ficarem sem apoio, eles podem começar a sentir a tensão. Usar chinelos flexíveis o tempo todo acaba por ter um preço”, prossegue. 

 

A especialista explica ainda que o principal sintoma da fascite plantar é dor na parte inferior do pé, ao redor do calcanhar e do arco. Sendo que esta dor ganha maior intensidade assim que começas a andar depois de teres estado a descansar ou a dormir. É comum que a dor reduza com o exercício físico, regressando depois do repouso. É ainda frequente que as pessoas tenham dificuldade em levantar os dedos do chão. É alertado que existem outras causas para esta doença e que deverás procurar a ajuda de um profissional caso tenhas estes sintomas.

Sem comentários:

Enviar um comentário