13.1.21

nikolai skoglund, o haaland que o sporting tem guardado em alcochete

A história do futebol está cheia de comparações de jovens talentos a craques de créditos firmados. Já existiram dezenas de novos Pelés, outros tantos Maradonas e por aí fora. Um destes novos casos de comparação chega de Alcochete. É por lá que tem dado nas vistas Nikolai Skoglund, um jovem avançado norueguês, de apenas 17 anos. E a quem já muitos chamam de novo Haaland, em comparação ao compatriota que tem brilhado com a camisola do Borussia Dortmund.  

Numa altura em que o clube tinha perdido vários jogadores para as respectivas selecções, Rúben Amorim promoveu alguns jogadores ao plantel principal. Este foi o caso de Nikolai Skoglund, que habitualmente está inserido no plantel sub-23 dos leões. O treinador apostou no jovem talento norueguês e o avançado respondeu com dois golos numa goleada (5-0) à equipa b do Sporting. Mais do que os golos, o jogador deixou boas indicações ao treinador.  

 

Até então desconhecido para muitos adeptos do Sporting em particular e de futebol em geral, Skoglund é um jovem talento que chegou a Portugal em 2017, com apenas 14 anos. Na altura, ficou inserido na equipa de juvenis do clube. Seguiu as etapas normais de formação, passando pelos juniores e, agora, pelos sub-23. Um dos primeiros momentos em que se destacou o seu nome foi quando assinou contrato profissional com os leões. Algo que aconteceu já sob a presidência de Frederico Varandas, que fez o mesmo com mais 11 jovens leões. Em Outubro de 2020 renovou o contrato, algo que mostra que Nikolai Skoglund é um dos jogadores em quem o clube deposita grandes esperanças. 

 

Talento descoberto na Tailândia 

 

Apesar de norueguês, Nikolai Skoglund foi descoberto pelos olheiros do Sporting numa altura em que jogava na Tailândia. Algo que dá um contorno curioso à sua história pouco comum, mas de explicação fácil. Numa altura em que representava os noruegueses do Nordby, ganhou uma bolsa para estudar num colégio internacional: Bristish International School. 

  

Depois de uma pesquisa, Skoglund descobriu que o colégio tinha uma parceria com a Cruzeiro Academy BISP, na Tailândia. Candidatou-se, foi aceite e mudou-se para Banguecoque, passando a jogar na academia que o clube brasileiro tem na Tailândia. Ao participar num torneio acabou por captar a atenção do departamento de scouting do Sporting. Que decidiu avançar para a contratação do jogador. Em Portugal, o avançado conta com o apoio do pai, que se mudou para o nosso País de modo a estar perto do filho. 

 

Nikolai Skoglund faz parte do plantel sub-23 do Sporting 

 

Nesta época, Nikolai Skoglund tem estado ao serviço da equipa sub-23 do Sporting. Até ao momento conta com 2 golos em 5 jogos na Liga Revelação. É ainda internacional pela Noruega desde os sub-15. Soma 19 internacionalizações, nas quais apontou 7 golos. 

Sem comentários:

Publicar um comentário