20.1.21

afinal, este é que pode ser o primeiro sintoma da covid-19

Ao longo dos meses têm vindo a público os mais diversos estudos relacionados com a pandemia mundial de coronavírus. E numa altura em que muito se fala das vacinas, surge um trabalho espanhol que dá destaque aquele que pode ser o primeiro sintoma de covid-19. Segundo os investigadores, estamos mesmo perante o sinal que mais tem sido ignorado por todos e que pode indicar que a pessoa está infetada.  

De acordo com a equipa de investigadores espanhola, 70% dos indivíduos infectados com o novo coronavírus tiveram secura nasal antes de qualquer outro sintoma. Isto é o que se pode ler num artigo publicado no site do jornal The Sun. Referem ainda que as pessoas que fizeram parte do estudo disseram sentir uma sensação de frequente lavagem nasal. Ou seja, quando um líquido é colocado nas narinas para que o muco seja expelido de forma natural. O que costuma ser feito para aliviar sintomas de constipação ou depois de passar por uma cirurgia. 

 

70% dos infetados com covid-19 sentiram secura nasal antes de outros sintomas 

 

Estes dados levam os investigadores da Universidade de Barcelona a defender que podemos estar perante o sinal de que a covid-19 pode manifestar-se antes de um infectado experimentar outros sintomas, como perder o olfacto e o paladar. Jordi Navarra, o professor que liderou o estudo, salienta à publicação que poderá ter sido descoberto “mais um sinal de alarme da covid-19 ignorado até ao momento.” 

 

Deste trabalho fizeram parte 35 pessoas infectadas com covid-19 e ainda “um grupo de controlo semelhante em género e idade.” Os pacientes infectados com a doença realçaram a presença de sintomas nasais antes, ou em simultâneo, com outros sinais da covid-19. É referido que mais de 68% dos pacientes salientou um dos sintomas nasais. O grupo de infectados disse sentir “uma sensação estranha no nariz”, bem como secura nasal excessiva e com maior frequência do que as pessoas do grupo de controlo. Mais de metade dos infectados salientou ainda a sensação constante de lavagem nasal, sintoma experienciado por apenas 3% do grupo de controlo. 

 

Investigadores pedem que seja feito um estudo de maior dimensão 

 

Jordi Navarra refere ser extremamente importante a realização de estudos com uma maior dimensão do que este. Assim, será possível perceber durante quanto tempo é que as pessoas sentem os referidos sintomas, pouco comuns, no nariz antes do diagnóstico de covid-19. Algo que será importante para um diagnóstico precoce. 

Sem comentários:

Publicar um comentário