29.1.21

cristiano ronaldo é (ou não) o maior goleador de sempre?

Por estes dias muito se tem debatido quem é o maior goleador da história do futebol. Cristiano Ronaldo soma, à hora a que este texto é escrito, 760 golos oficiais. Marca que muitos dizem ser suficiente para fazer do português o melhor marcador de sempre. Por sua vez, Pelé foi a correr para o Instagram atualizar o perfil e reforçar a ideia de que é o maior goleador de sempre. Existe ainda Romário, que também já disse ser dono deste título. Ainda assim, muitos se esquecem daquele que é realmente o melhor marcador. Que dá pelo nome de Josef ‘Pepi’ Bican.  

Comecemos por Cristiano Ronaldo. Até ao momento, o português conta com 760 golos oficiais. Que se dividem por Sporting (31), Manchester United (118), Real Madrid (451), Juventus (84) e Portugal (102). Estes números deixam o craque português a dois tentos de distância do já falecido Josef Bican, antigo jogador checo que brilhou em clubes como o Slavia de Praga. 

 

Josef Bican (ainda) é o melhor marcador da história do futebol 

 

É certo que existem fontes que dão 805 golos ao antigo ponta de lança. Ainda assim, de acordo com números recolhidos pelo jornal espanhol Marca, o número real é de 762, ignorando assim golos em competições que não eram profissionais. Mais dois do que Cristiano Ronaldo tem neste momento. Olhando para o percurso do jogador que se estreou com apenas 17 anos, destacam-se os 534 golos apontados com a camisola do Slavia Praga.  

 

Como referi, Pelé já veio a público dizer ser o melhor marcador de todos os tempos. Ainda assim, aquele que é conhecido como o Rei ficou pelos 757 golos. Só pelo Santos foram 644. Há ainda outro brasileiro que garante ter marcado 1000 golos. Marca alcançada quando tinha 41 anos. Falamos de Romário. Ainda assim, o Baixinho ficou-se pelos 740. 

 

Convém não esquecer Messi 

 

Apesar de só se falar de Ronaldo e Pelé, convém não esquecer Lionel Messi. É que o astro argentino do Barcelona contabiliza, neste momento, 718 golos. Destes, 647 foram apontados com a camisola do clube catalão. É certo que Ronaldo irá passar em breve a marca de Bican. Messi também o deverá fazer. O que faz com que exista mais um duelo entre ambos. Neste caso existe um detalhe que poderá fazer a diferença pois o argentino é dois anos mais novo do que o português. O que poderá significar que continue nos relvados depois de CR7 pendurar as chuteiras. Por outro lado, o capitão da seleção nacional já fez saber que poderá jogar até depois dos 40 anos. O que certamente significa golos, muitos golos. 

Sem comentários:

Publicar um comentário