19.1.21

é isto que acontece quando olhas para uma pessoa bonita

Sejamos honestos, quem nunca sentiu vontade de comer um doce? Nessa altura, existem dois tipos de reacção. Por um lado, há aquele grupo de pessoas que sacia o desejo sem qualquer ponderação. Depois, existem os outros. Aqueles que fazem contas às calorias que resultam da materialização do desejo. Se estás inserido neste segundo grupo, a ciência tem a resposta para ti e envolve uma pessoa bonita.  

Um estudo realizado pela Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América salienta a existência de amor à primeira vista e realça que estamos perante algo que faz com que o corpo sinta um prazer semelhante aquele que se verifica quando consome açúcar. Na prática, olhar para uma pessoa bonita e atraente é o mesmo que comer um doce. Com a vantagem de não consumires calorias desnecessárias para o corpo. 

 

“A beleza é notoriamente subjetiva e supostamente intratável pela ciência” 

 

O trabalho teve como base pesquisas relacionadas com beleza que se realizaram há mais de dois mil anos. De acordo com os investigadores, a percepção sobre uma pessoa bonita é na verdade muito simples. Basta um olhar de breves segundos para que fique registado que alguém é belo. E quando isto acontece, sente-se um intenso choque de prazer. Que é em tudo semelhante ao momento em que comemos um doce. Isto acontece porque é algo que aumenta a atividade num dos “centros de prazer” no cérebro. Que é conhecido como córtex orbito-frontal. 

 

“A beleza é notoriamente subjectiva e supostamente intratável pela ciência, mas algumas das suas principais propriedades seguem regras simples”, explica Denis Pelli, coautor do estudo, em conversa com o Daily Mail. O psicólogo refere ainda que a experiência da beleza não necessita de muito tempo, como é comum ouvir dizer. Na realidade, basta uma fracção de segundo. 

Sem comentários:

Publicar um comentário