24.2.22

nem sei o que dizer… ucrânia

Uma pandemia que se arrasta há três anos civis. Uma guerra aqui tão perto, que pode escalar para uma espécie de terceira guerra mundial. Por momentos, parece que regressei aos tempos de escola. Em que estudava coisas que me deixavam de boca aberta e que pensaria que nunca seriam uma realidade para a minha geração. E como estava enganado.

Tenho absorvido o máximo de informação. Sempre com um aperto no estômago. Sempre com um nó na garganta. Já vi vídeos assustadores. Já me deparei com realidade que não queria conhecer. E tudo isto mesmo aqui ao lado. Não é uma daquelas histórias que chega de uma realidade que não toca a muitas pessoas. É na Ucrânia. Na Europa. Mesmo aqui ao lado. Não que as outras realidades sejam menores. A dor que sinto é a mesma.

Enquanto penso na Ucrânia recordo, meio que em loop, memórias da minha viagem ao país. Mais especificamente a Donetsk. Está longe de ser a viagem mais “elegante” que fiz na vida. Mas foi uma que me deu muitas boas memórias. Recordo gente boa. Recordo aventuras divertidas. Recordo locais por onde andei. E dou por mim a pensar o que será de tudo isso. O que virá a ser. Espero mesmo que a paz prevaleça. E depressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário