21.2.22

a bonita (mas muito perigosa) irracionalidade do amor

Uma das belezas do amor é que não estamos perante uma equação matemática de igual resultado para todos. Um mais um nem sempre é dois. E se o for para mim poderá não ser para outros. E está tudo bem neste modo de viver e sentir o amor. Que faz com que muitas vezes sejamos irracionais. Sem que isto também seja necessariamente um problema.

Esta irracionalidade do amor faz, em diversas ocasiões, com que as pessoas façam coisas que não fariam com uma maior ponderação. E isto pode resultar numa bonita e inesquecível relação que dura para a vida. Porque foi a tal irracionalidade que levou alguém a arriscar. Ou a convidar alguém para sair quando o lado mais racional e menos emotivo só dizia para não o fazer. Tudo isto misturado representa uma das mais belas facetas do amor.

Depois, existe o outro lado. Que é onde residem os perigos da irracionalidade do amor. Aqueles a que todos apontam os dedos sem qualquer análise que tenha em conta o lado irracional e emotivo do amor. E posso dar vários casos. Por exemplo, muitos gozam com as mulheres que caíram nas mentiras daquele que é conhecido como o Impostor do Tinder. Dizem que as mulheres são burras. Que são isto. Que são aquilo. E que ninguém cai num esquema daqueles. Quando na realidade estavam apenas apaixonadas. Nem que fosse pela ilusão do homem perfeito que não existia.

O mesmo se aplica a Roberto Cazzaniga. O jogador italiano de voleibol que acreditou namorar com a modelo Alessandra Ambrosio durante 15 anos. E que se endividou em quase um milhão de euros. Valor que deu a uma namorada que nunca conheceu. E que não era a modelo brasileira, mas uma mulher italiana agora com 50 anos. Li uma entrevista do atleta e rapidamente podemos apontar o dedo como tolice. Como uma coisa sem jeito nenhum. Mas, lá está. Roberto estava apaixonado. Os telefonemas e a voz não deixavam margem para que existissem dúvidas. E sempre acreditou nos motivos que impediam que estivessem juntos.

Há ainda um lado muito mais grave. Aquela área feia em que se destaca a violência física e/ou psicológica. Que leva a que muitas pessoas vivem agarradas a uma pessoa e ideia de amor. Que nunca o foi. Que nunca o será. Mas em que acreditam. Mais uma vez, todos podemos apontar o dedo. Mas existem pessoas que acreditam que tudo irá muda. Que foi uma vez sem exemplo. Que não encontram melhor. E tudo isto associado, em alguns casos, a um amor irracional.

Não deixa de ser curioso. Que um dos aspectos mais bonitos de uma história de amor seja também um dos mais perigosos. E um daqueles que os mal intencionados mais exploram. É assim o amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário