28.2.22

estudo revela que pessoas usam palavras que desconhecem para parecerem mais inteligentes

Existe a ideia de que a utilização de um vocabulário complexo é algo que ajuda a que a pessoa pareça bastante inteligente aos olhos dos outros. Algo que fica evidente olhando para os números do estudo encomendado pela Preply e que contou com mais de 1.900 pessoas. Uma das conclusões é a de que 56% das pessoas assume que alguém que utilize um vocabulário complexo é bastante inteligente.

Sendo que 78% dos inquiridos defende que usar palavras grandes faz com que as pessoas ainda pareçam mais inteligentes do que aquilo que realmente são. “Ter um grande vocabulário pode ser importante de várias maneiras. Por exemplo, pode fazer com que as pessoas queiram prestar atenção porque respeitam a sua inteligência. Por outro, pode permitir que alcance mais pessoas. Se conhece os termos que os fãs de desporto, polícias e técnicos de informática costumam utilizar, pode comunicar efetivamente com os três grupos”, refere Matt Zajechowski, da Preply, através de comunicado.

Pessoas com vocabulário complexo tendem a usar palavras simples

Se queres soar mais inteligente, estas são as palavras que têm especial destaque no estudo. São elas: articular, elogio, brevidade, anomalia e adulação. Só que estudo tem um pequeno senão. É que 58% das pessoas usam palavras cujo significado desconhecem só para parecerem mais inteligentes. Além da recomendação de que descubras o significado das palavras que pretendes utilizar numa conversa, existe ainda outra ressalva. É que 43% dos entrevistados acreditam que aqueles que usam uma linguagem excessivamente complexa só o fazem para parecer mais inteligentes do que são. O estudo revela também que as pessoas que têm um vocabulário naturalmente complexo tendem a usar palavras mais simples nas suas conversas.

Problemas para a relação

É também analisado o impacto do vocabulário complexo nas relações. Isto porque 63% dos inquiridos assumem que recorrem a palavras complexas para impressionarem alguém que querem conquistar. Por outro lado, 46% defendem que usar desnecessariamente palavras grandes é meio caminho andado para acabar a relação.

Sem comentários:

Enviar um comentário