1.2.22

e assim terminou o meu janeiro seco

Não olho para o Dry January como uma resolução de ano novo. Quis passar por esta experiências - passar o mês de Janeiro sem consumir bebidas alcoólicas - por vários motivos. O primeiro, e mais óbvio, está relacionado com o facto de Dezembro ser um mês de maiores excessos. Depois, quis ver como o corpo reagia à ausência de álcool em diversas vertentes. Quis ainda descobrir se seria complicado passar tanto tempo sem beber nem que fosse uma imperial.

Tinha lido que a primeira semana é a mais complicada para quem é consumidor regular de bebidas alcoólicas. Não bebendo todos os dias, acabo por consumir vinho se tiver um almoço ou jantar (sem ser em casa) e costumo consumir vinho e cerveja ao fim-de-semana. Durante esta primeira semana fui lendo relatos de pessoas que tinham cedido e acabado por beber. Não foi o meu caso e não me custou nada. Também devo acrescentar que quando estabeleço algo costumo cumprir sem ceder.

Nas restantes semanas existem relatos de melhorias na qualidade da pele e do sono. Que o foco é melhor. Que a pessoa se sente menos inchada, mais hidratada e com um físico mais magro. Existem ainda melhorias de humor e a pessoa deverá acabar a experiência com vontade de fazer o mesmo em outros meses. Esta é a teoria. Vamos agora à prática. Senti melhorias no foco, especialmente à segunda-feira de manhã. Também no sono e na hidratação. Pois passei a beber menos água do que o normal. Tenho à mesma a garrafa perto de mim, mas não sinto a mesma sede de outros tempos. Posso dizer que perdi mais de cinco centímetros de perímetro abdominal, perdi qualquer coisa como dois quilos (não mudei os hábitos alimentares) e fiquei menos inchado.

Outra diferença que senti foi na qualidade dos treinos. Principalmente o de segunda-feira. É verdade que nunca deixei de treinar por ter bebido no dia anterior, mas a qualidade do treino é claramente diferente. Melhorei até o tempo de corrida e sinto-me melhor na corrida. E chego ao fim desta aventura com a vontade de reduzir o consumo de álcool daqui para a frente. Olhando para as semanas que passaram (e acrescento ainda que não treinei numa delas por estar constipado) recomendo esta experiência a todas as pessoas que consomem bebidas alcoólicas regularmente. Fazem uma “limpeza” ao corpo e mente e renovam-se para os meses que se seguem.

Sem comentários:

Enviar um comentário