11.2.22

terrorismo chega a portugal

Nunca pensei escrever um texto com o título que dei a este. Aliás, espero mesmo que não o venha a fazer no futuro. Pelo menos com um significado muito trágico do que este. Em que um alegado atentado terrorista foi travado pela Polícia Judiciária depois de uma indicação do FBI. Felizmente, as autoridades nacionais conseguiram travar o plano antes de este ser colocado em prática.

Diz que João R. tinha um caderno com o plano detalhado. Diz que tinha na sua posse botijas de gás e várias armas. Diz que existem ameaças partilhadas na dark web. Diz que tinha o desejo de matar colegas e professores. Diz que o plano era espalhar o caos com explosões e depois matar o maior número de pessoas. Diz também que seria uma vingança. Diz ainda que era vítima de bullying. E tudo é um mar de especulações a partir daqui.

Existem relatos de familiares que não acreditam que isto seja plano de uma só mente. Que o adolescente tem problemas relacionados com saúde mental. Por outro lado, João R. está já severamente condenado nas redes sociais. Por aqui, fico contente que nada disto tenha acontecido. E que o suspeito seja condenado pelos crimes que cometeu. Algo que não serei eu a decidir.

De acordo com o comunicado das autoridades existem fortes indícios do que iria acontecer. O advogado de defesa diz também que este é um caso único, que poderá fazer história em Portugal. Misturando tudo isto, acho que podemos falar de terrorismo. Termo que tem tanto de forte como de banal em diversas situações. Escrevo este texto porque estou agradado com o facto de ninguém ter perdido a vida.

Por outro lado, assustado com algumas coisas. Fui dar à conta de Instagram do suspeito. Na qual constam apenas três publicações. Deparei-me com alguns comentários (recentes) que são muito feios, muito maus. E completamente despropositados. Porque não acrescentam nada à situação. Porque são feitas associações que mostram muito do que é esta realidade que vivemos. Este mundo virtual consegue ser tão assustador como a possibilidade de nada sabermos em relação a alguém que pode ser próximo de nós e que poderá ter um plano para nos roubar a vida.

Por fim, espero mesmo que isto seja um caso isolado. Que o João R. seja o referido “lobo solitário” e que não esteja inserido numa qualquer rede que tenha outros planos semelhantes para Portugal. Espero mesmo. Para o bem de todos nós. E que todos metam a mão na consciência em relação ao que podemos fazer de errado para potenciar o aparecimento de pessoas destas ao nosso redor.

Sem comentários:

Enviar um comentário