27.11.19

pratica desporto sem te mexeres e sem aparelhos

O sonho de muitas pessoas é praticar desporto sem ter de se mexer. E isto é possível. Podes ficar descansado que não irei tentar vender-te nenhum aparelho que promete maravilhas. Mas também te digo que não irás ter os resultados que estás já a imaginar. Ainda assim, acredita que é algo que te poderá ser útil.

Praticar desporto com recurso da mente é uma técnica utilizada por atletas de topo que pretendem melhorar a performance desportiva. Sendo que o programa Confie em Mim, Sou Médico, que passa na BBC, quis descobrir se isto tem efeito em pessoas sedentárias. Para isso contaram com Tony Kaym um professor da Universidade de Northampton (Reino Unido) e sete pessoas que não praticam mais de duas horas de exercício por semana.

O especialista em biomecânica do exercício centrou a experiência apenas nas pernas, mais especificamente nos gémeos. E começou por medir a força do músculo, o tamanho e a percentagem de uso. Algo feito com a realização de um exercício simples que levava à contracção do músculo. Seguiram-se 15 minutos a pensar no exercício. Algo que foi repetido durante um mês.

Treinar com a mente é uma técnica utilizada por atletas de topo


Passado esse tempo, percebeu-se que a força dos gémeos tinha aumentado, em média, 8%. Havendo um caso específico em que o aumento rondava os 30%. Tony Kay deixa claro que é algo que não está relacionado com o aumento da massa muscular. Mas com o facto de esta técnica levar as pessoas a estimularem melhor as fibras musculares.

No início da experiência, os sete sedentários utilizavam, em média, 46,3% da massa muscular da barriga da perna. Um mês depois, o valor passou para quase 69%. “Conseguiram exigir mais do músculo”, explica. “Com isso, activam uma percentagem muito maior do músculo ao fazer o exercício, o que lhes permite produzir mais força”, conclui. Digo-te ainda que além de ser uma técnica usada por atletas de topo, é igualmente bom para pessoas que estejam lesionadas ou impedidas de praticar desporto. Pois ajudará a evitar que se perca força muscular.

Sem comentários:

Enviar um comentário