4.11.19

a super especiaria que combate cancro, depressão, asma e eczema

Se estivermos a falar de especiarias, existe uma que tem vindo a aumentar de popularidade. Falo da cúrcuma, que conquista muitos pela sua cor dourada. Mas a verdade é que a cor não interessa para nada. O motivo pelo qual deves ficar rendido a esta especiaria está no bem que te faz à saúde. Nomeadamente a doenças como cancro, depressão, asma e eczema.

Foi a popularidade da cúrcuma que levou a BBC – através do projecto Ask Me, I'm a Doctor – a estudar a especiaria, de modo a descobrir quais os benefícios desta. Para isso, e num estudo desenvolvido ao longo de seis semanas, foram criados três grupos de adultos. Um tinha de acrescentar, todos os dias, uma colher de chá de cúrcuma ao leite, iogurte ou outros alimentos. Outro consumia um suplemento da especiaria com a mesma quantidade de uma colher de sopa. E o último serviu apenas de grupo de controlo, consumindo somente um suplemento de placebo.

Os cientistas concluíram que consumir diariamente cúrcuma acaba por trazer “mudanças consideráveis” à saúde. Martin Widschwendter, professor da University College, em Londres, refere que a equipa de cientistas ficou mesmo admirada com os resultados. Isto porque a especiaria actuou “num gene envolvido em quatro doenças: a depressão, asma, eczema e cancro”.

Kristen Brandt, da Universidade de Newcastle, explica ainda o motivo pelo qual a cúrcuma revelou melhores resultados do que o suplemento oral. A diferença esta no facto de a mistura ter sido feita com alimentos, o que leva a que o efeito da especiaria seja mais intenso. Fazendo ainda com que seja melhor absorvida pelo organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário