12.11.19

nem imaginas o tempo que tens de correr para reduzir o risco de morte prematura em 27%

És adepto de corridas? Excelente! As corridas não são a tua cena? Talvez mudes de opinião até ao final deste texto. Pelo menos tentarei convencer-te disso. Quer dizer, a ciência é que fará esse trabalho. E digo-te já que uma nova pesquisa prova que correr semanalmente é algo que pode aumentar a esperança de vida, trazendo ainda muitos benefícios para a saúde.

Este novo trabalho compilou dados de 14 estudos que acompanharam 232 mil pessoas. A saúde dos participantes foi analisada detalhadamente durante um período de tempo que vai dos três anos e meio aos 35 anos. O resultado deste trabalho deu origem a um novo estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine.

Os novos dados revelam que correr ajuda a reduzir o risco de morte prematura em 27%. Reduz ainda o risco de morte por doença cardiovascular em 30%. E também o risco de morte, provocado por qualquer tipo de cancro, em 23%. Agora vem a parte da surpresa. É que não terás de correr uma maratona por dia. Segundo o estudo, chegam 50 minutos por semana. Ou seja, sem contar com o fim-de-semana, são apenas 10 minutos diários.

Existe ainda outro dado a ter em conta. Correr a uma velocidade mais lenta do que 10 minutos por cada 1,6 quilómetros (durante os referidos 50 minutos semanais) é algo que faz com que tenhas benefícios para a saúde parecidos aqueles que obtens com treinos mais intensos. Mas atenção que isto não significa que quem corre mais do que isto tenham de reduzir a corrida que costuma fazer.

Sem comentários:

Publicar um comentário