6.11.19

nem imaginas o bem que faz dizer asneiras no ginásio

Dizer asneiras perto de outras pessoas é algo associado à má educação. E nem toda a gente gosta que isso aconteça. Por outro lado, existem estudos que revelam que os palavrões podem ser bastante libertadores. Mas se formos falar de asneiras, ginásios e treinos físicos, chegamos à conclusão de que é algo que pode fazer toda a diferença. E quem o garante é a ciência.

Um estudo realizado pela Keele University e Long Island University, ambas situadas nos Estados Unidos da América, concluiu que aqueles que dizem asneiras durante o treino são os que têm melhor desempenho muscular. Algo que descobriram durante um teste de potência anaeróbica de alta intensidade, realizado em bicicletas estáticas. “O aumento do desempenho muscular bate certo com as nossas previsões e com outros estudos que defendem que dizer asneiras pode desencadear um processo de resposta muitas vezes descrito como fuga ou luta”, referem os investigadores.

Os autores do trabalho defendem ainda que o som e articulação dos palavrões têm um efeito particular que não se encontra em outras palavras. Sendo muitas vezes acompanhados por uma explosão de ar. O detalhe que poderá fazer a diferença. E esta não é a única conclusão do estudo. “Dizer palavrões aumenta a tolerância à dor, aumenta a frequência cardíaca e diminui a percepção à dor quando comparado com a ausência de asneiras”, revelam. A explicação poderá estar relacionada com o facto de as asneiras induzirem a resposta de luta ou fuga, acabando assim com a ligação entre o medo da dor e a percepção da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário