18.11.19

e agora, joker? o que fazemos contigo e com o joaquin phoenix?

Há muito que ouvia falar de Joker e de Joaquin Phoenix. Há muito que lia as mais diversas críticas ao filme que se transformou na longa-metragem R-rated mais rentável de todos os tempos. Isto criou enormes expectativas em relação ao que ia ver. Até que consegui ver o filme. E posso dizer que não fiquei minimamente desapontado. É mesmo um grande filme.

É necessário dar muito mérito ao realizador Todd Phillips. Bem como ao resto da equipa. Mas muito do sucesso de Joker está em Joaquin Phoenix. Porque nem todos os actores conseguiam dar vida a Arthur Fleck de uma forma tão brilhante. E isso seria o suficiente para destruir um filme muito bem pensado. Não aconteceu e o resultado está à vista de todos. Não me quero alongar sobre a história para não estragar o encanto a quem ainda não viu o filme. Digo apenas que assistimos à transformação do homem Arthur Fleck no vilão Joker de forma dura e até um pouco pesada.

Agora, segue-se a questão: o que fazer com Joker e com Joaquin Phoenix? E digo isto porque o filme foi pensado para ser só isto. Só que na altura ninguém imaginaria que seria um sucesso desta dimensão. O que faz com que seja complicado resistir a ficar por aqui. Há muito dinheiro em jogo, os fãs querem mais e isso acabará por acontecer. O que nos deixa a pensar no que o futuro guarda para nós. E na minha humilde opinião, só há um caminho a seguir.

Até pela forma como o filme está construído, defendo que a seguir a isto só pode existir um confronto com Batman. Será complicado fazer algo tão bom sem seguir este caminho. Até porque Joker existe como vilão do herói da DC Comics. Já assistimos à transformação (o que nunca se tinha visto) do vilão, só resta ver um duelo. O que nos leva a outra questão. Como fazer algo diferente e melhor do que aconteceu no último confronto entre Batman (Christian Bale) e Joker (Heath Ledger), naquele que considero ser o melhor filme do homem morcego de todos os tempos.

Olhando para todas estas variantes, o ideal seria Joker acabar aqui. Como um dos melhores filmes de todos os tempos. As hipóteses que se seguem podem estragar tudo e a história do cinema está cheia de projectos brilhantes que se arrastaram até um ponto lamentável. Um novo filme centrado em Joker (sem Batman) será o maior desafio de todos. Enfrentar Batman (e perder, como manda a história) é igualmente desafiante, pelo passado dos filmes. Sendo que a resposta a estas dúvidas poderá estar na forma como Robert Pattinson será recebido na estreia enquanto Batman. Poderá estar aqui a resposta para o futuro de ambos os personagens.

Não posso acabar o texto sem falar da comparação entre Joaquin Phoenix e Heath Ledger. No Instagram referi que apesar de ser uma escolha complicada, continuo a preferir Heath Ledger. Algo que deu origem a troca de mensagens com muitas pessoas naquela rede social. E a verdade é que a escolha não é fácil, sendo mesmo injusta. Heath Ledger é um vilão transformado. Aparece como rival de Batman. Já Joaquin Phoenix é Arthur Fleck, o homem que se transforma em Joker. São momentos diferentes e vou esperar pelo momento em que Joaquin Phoenix enfrente Batman para ter uma melhor leitura de ambos.

E fica aqui um belo desafio. Ver O Cavaleiro das Trevas (2008) e Joker (2019) para, ainda que de forma injusta, comparar os dois vilões. E acabo a pedir desculpa a Tommy Lee Jones, que deu vida a Joker em Batman para Sempre (1995). É um excelente actor, mas não merece entrar neste duelo dos melhores. Tal como Jared Leto.

2 comentários:

  1. Favor de ver bem o filme Batman para sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Fiz confusão. Nesse filme, Tommy dá vida a Harvey Dent e Jim Carrey ao Enigma. Sorry!

      Eliminar