19.11.19

vamos lá falar de david easmon, o polémico puto de 14 anos e 1,90 m

Por estes dias só se tem falado de David Easmon. Quem? Um jovem jogador do Ajax. É defesa, joga na equipa sub-15, tem 14 anos e 1,90 metros de altura. A isto junta-se uma foto em que aparece ao lado de um jogador que parece ser seu filho. As imagens tornaram-se virais, estão a correr mundo e todos acusam o jogador de não ter aquela idade.

Sejamos honestos, só se questiona a idade porque David Easmon é negro. Se fosse branco, ninguém o faria. Mas também é bom colocar aqui algum contexto. É que idades aldrabadas eram muito comuns no futebol de formação. E basta fazer um pequeno exercício de memória. Pensar em jovens talentos que cedo desaparecem do futebol. Quando era juvenil, recordo-me de jogar contra uma equipa que tinha um jogador que diziam ter mais de 20 anos. Eu tinha uns 14/15. Não era maior do que nós, mas conseguia fazer a diferença com força e outros aspectos. Era craque na altura, mas cedo desapareceu. Cao, que representou a selecção portuguesa que foi campeã mundial de sub-20, tinha 24 anos e não 20. Diz-se ainda que Gil, da mesma equipa, teria 23 e não 19. E dou estes exemplos porque nos são mais próximos, pois existem muitos.

Ou seja, esta desconfiança acaba por existir no futebol sempre que vemos algo diferente do que consideramos normal. E neste caso é um jogador alto para a idade. Não estou aqui para defender David Easmon. Nem para o criticar. Só que não fiquei contente com a imagem que se tornou viral. Isto porque considero que o outro jogador é muito baixo para a idade. Ou seja, um é maior do que o normal e outro mais pequeno. Qual o resultado? Um “gigante”.

Pesquisei mais imagens e percebi que David Easmon não difere muito do tamanho dos restantes colegas de equipa. E quem jogou futebol ou tem filhos a jogar futebol, sabe que é normal ver os maiores nas grandes equipas. Sempre foi assim. Por outro lado, o outro jogador é também mais baixo do que os restantes colegas de equipa. E mesmo assim, conseguiu ganhar um lance de cabeça a um rapaz de 1,90 m.

Volto a dizer, não sei se a idade é falsa ou não. Sei apenas que na Holanda dizem ser um jogador de grande talento e a manter debaixo de olho. Sei também que esta época conta com 10 jogos, 2 golos e 1 assistência. Tal como sei que é muito fácil manipular as ideias de alguém com recurso a imagens que podem não mostrar tudo. E aqui ficam algumas do jogo. As virais e outras.







Fotos: Josh Groeneweg/reprodução Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário