24.1.22

peçam-me tudo (desde que não seja para usar máscara ou ser vacinado)

Por vezes fico com a ideia de que Portugal (ou o mundo, numa visão mais global) era perfeito antes de Dezembro de 2019 ou Março de 2020. Até que apareceu uma pandemia mundial que passou a ser usada como desculpa para todos os males. E utilizada, de forma errada, como argumento em várias discussões. Ou melhor, as pessoas nem se preocupam com a pandemia. Ficam mesmo chateadas é quando alguém fala numa vacina e no uso de máscara.

Antes de avançar com o texto devo destacar que nada tenho contra as pessoas que não querem usar máscara ou que acham que as vacinas são uma porcaria e que não servem para nada. Eu não sou melhor do que ninguém por querer ser vacinado tal com ninguém é melhor do que eu por não querer. Mas existem limites. E vou saltar para exemplos um pouco exagerados para tentar ser o mais claro possível com o meu ponto de vista. “Isto da vacina é muito giro, mas virem alcatroar a rua em frente ao meu prédio, que está cheia de buracos, isso ninguém vem”, dizem. Ou seja, as pessoas olham apenas para o seu umbigo. Confesso que cheguei a acreditar que a pandemia ajudaria a que as pessoas fossem melhores. Mas não! Isso acabou com as palmas em forma de agradecimento e logo no início da pandemia.

Agora, a pandemia é usada como desculpa e ataque para tudo. Só vejo pessoas a falarem mal e a fazerem comparações que chegam a ser assustadoras. Que apontam o dedo a tudo e todos como se fossem donos de uma razão que ninguém tem. Só sei uma coisa. Não queria estar no lugar de quem toma decisões e tenta acabar com isto. Porque, quando deixo de olhar para o meu umbigo e começo a olhar para o mundo, percebo que ainda não existiram estratégias infalíveis nesta luta que vai já no terceiro ano civil.

E tudo isto que considero mau acaba por ter uma dimensão muito maior porque vivemos numa era de redes sociais. Pior do que isto, vivemos tempos em que as pessoas acreditam em tudo o que aparece num perfil de alguém. Por exemplo, já vi (num grupo) a partilha da morte repentina de um atleta. Essa morte é utilizada para que as pessoas fiquem com a ideia que está relacionada com a vacinação. Uma pesquisa de dez segundos mostra que a morte ocorreu quando ainda não existia um caso de covid-19 no mundo.

Volto a recordar que são já três anos civis de pandemia. Que o mundo não era (infelizmente) perfeito antes do aparecimento da covid-19. Que não será depois de tudo isto passar. Mas que as pessoas aprendam lições válidas com tudo isto. Que respeitem aqueles que morreram. Que respeitem aqueles que mal descansam para que todos tenhamos a melhor ajuda no caso de doença. Que respeitem os que não dormem à procura da cura para este maldito vírus. E que se recordem sempre que isto não é uma doença que afecta um umbigo. É uma pandemia mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário