20.1.22

O maior desafio de rui costa no benfica

Poderia falar do passado de Rui Costa como jogador do Benfica. Mas isso é algo conhecido de todos e o ex-jogador é agora presidente do maior clube português. Sendo que a chegada à presidência certamente que está longe de ser a desejada pelo dirigente. Que lida agora com um grande desafio. Que acaba por ser um fio condutor a tudo o que levará a equipa ao sucesso.

E o maior desafio de Rui Costa é devolver a credibilidade ao Benfica. Que curiosamente está pelas ruas da amargura por responsabilidade de uma das pessoas que a tinha recuperado no passado, depois do trágico reinado de João Vale e Azevedo. Podemos discutir a importância jurídica das escutas que têm vindo a pública. E a mesma anda muito perto da nulidade na esmagadora maioria dos casos. Mas isto pouco importa para aqueles que querem atacar a credibilidade do Benfica.

E verdade seja dita, as escutas dão a conhecer um pouco do carácter de muitas pessoas que gravitam na realidade do Benfica. Ou que por lá estiveram. E este soa a duvidoso em diversas ocasiões. E aquilo que tem vindo a público acaba por ajudar ao que muitos desejam: criar a ideia de que as práticas levadas a cabo pelo Benfica andam muito longe da honestidade. Aliás, esta ideia já vinha a ser construída desde o momento em que foram lançadas outras polémicas.

É por tudo isto que entendo que Rui Costa tem em mãos um grande desafio. Que passa por fazer com que todos voltem a olhar para o Benfica como um clube sério. Enquanto benfiquista não peço títulos imediatos a Rui Costa. Peço que faça do Benfica um clube credível. E isto faz-se com pessoas sérias e credíveis. Que sirvam o Benfica e que não se sirvam do Benfica. Que trabalhem para o bem do clube e não para o crescimento das respectivas contas bancárias.

No início do texto referi que a credibilidade é o fio condutor do sucesso do Benfica. E acredito mesmo nisto. Porque a credibilidade leva à estabilidade. E esta é a melhor arma para que o clube esteja preparado para os desafios com que se depara em campo. Acrescento ainda que a credibilidade não fica à porta do balneário. Também entra. E também tem impacto em jogadores que não estão à altura do Benfica. E que contribuem para a instabilidade (e falta de credibilidade) do clube. Este é o desafio de Rui Costa. Esta é uma oportunidade única. E os próximos meses vão mostrar se o dirigente está à altura do que o Benfica mais precisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário