15.1.22

descobre quais as máscaras mais eficazes contra a variante ómicron

A variante Ómicron do novo coronavírus continua a espalhar-se de forma veloz um pouco por todo o mundo. Este foi o motivo que levou a CNN norte-americana a reunir um grupo de especialistas para saber qual a melhor máscara de protecção contra a nova estirpe da doença que deixou o mundo em alerta desde há dois anos. E existe um tipo que é já para esquecer.

Falo das máscaras de tecido, que ainda são as preferidas de muitas pessoas. “Máscaras de pano são pouco mais do que decorações faciais. Não são eficazes contra a Ómicron”, explica Leana Wen, analista médica da CNN. “Isso é o que os cientistas e funcionários de saúde pública vêm, na verdade, a dizer há muitos meses”, acrescenta. “Temos de usar pelo menos uma máscara cirúrgica de três camadas”, recomenda a especialista. “Pode ainda usar uma máscara de pano por cima, mas não use apenas uma máscara de pano”, salienta.

“Máscaras de pano são pouco mais do que decorações faciais”


Se estiveres num local lotado “deve usar uma máscara KN95 ou N95”, diz Leana Wen. Até porque estas são aquelas que têm um melhor ajuste e são feitas com materiais que funcionam como barreiras mecânicas e eletrostáticas. Sem esquecer que evitam que as partículas minúsculas entrem no organismo pelo nariz ou boca. Algo que não é conseguido pelas máscaras de pano.

Tem em mente que as máscaras mais eficazes, como as PFF-2, conseguem filtras gotículas de maiores dimensões e aerossóis menores. Ou mesmo partículas potencialmente carregadas de vírus no caso. Isto caso estejam presentes pessoas infetadas com o novo coronavírus. Máscaras do tipo N95 conseguem filtrar até 95% das partículas transportadas pelo ar. Percentagem que desce entre 5 a 10% nas máscaras cirúrgicas ou descartáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário