26.1.22

esses pais irritantes que passam a vida a partilhar fotos e vídeos dos filhos

Volta e meia deparo-me com comentários, que considero menos felizes, de pessoas em relação a casais que têm filhos. Existem pessoas que parecem ficar extremamente aborrecidas com o facto de os pais estarem constantemente a partilhar fotografias e vídeos dos filhos. Quando ouço isto fico com a ideia de que essas pessoas (por norma sem filhos) desconhecem o que é ser pai ou simplesmente não gostam de crianças.

Antes de prosseguir na minha opinião devo dividir esta questão em dois. Não me estou a referir a pais que, por exemplo, passam o tempo todo a enviar mensagens com fotografias e vídeos dos filhos para amigos. Algo que fazem quase diariamente. Ou que estão sempre a querer mostrar fotos e vídeos dos filhos. Se for isto, compreendo o desabafo. Mas, por norma, as queixas são feitas em relação a partilhas nas redes sociais.

Quem é pai sabe que não existe maior orgulho do que um filho. E é perfeitamente, numa geração em que os smartphones estão ao alcance de todos, que os pais estejam constantemente a fotografas e gravar os filhos. Especialmente quando são mais pequenos. É uma forma de registar momentos que rapidamente passam. É também normal que muitos pais gostem de partilhar tudo e mais alguma coisa nas redes sociais. Depende dos pais, mas é normal. E posso dar o meu exemplo. Adoro tirar fotografias e gravar a Matilde durante as nossas brincadeiras ou em momentos em que acho que está adorável. Só não partilho tudo nas redes sociais. Porque preferi resguardar um pouco mais a filha nesse aspecto. E também não estou sempre a “aborrecer” amigos com fotos e vídeos da minha filha. Mostro a quem me pede e tenho um grupo restrito de pessoas a quem, ocasionalmente, envio momentos da Matilde.

Mas a minha maneira de ser não me dá o direito de atacar pais que têm outros comportamentos. E não penso isto por ser pai. Porque é daqueles comentários que nunca disse quando não tinha uma filha. Quando disse que acho que a crítica é menos feliz é porque estamos a falar de redes sociais. E ninguém obriga ninguém a ver as redes sociais dos outros. Quem gosta vê, comenta ou algo do género. Quem não gosta faz scroll no smartphone e a vida prossegue como se aquela publicação não existisse. Ou silencia essa pessoa ou algo do género. Disto a fazer desabafos em redes sociais ou criticar pais vai uma grande distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário