7.11.21

josh cavallo e a coragem de assumir a homossexualidade enquanto futebolista profissional no activo

A homossexualidade e o desporto nem sempre têm andado de mãos dadas. Especialmente quando falamos sobre futebol. O que faz com que não se conheçam jogadores no ativo que venham a público dar a conhecer a sua orientação sexual. Ainda recentemente foi dado a conhecer um caso de um profissional da Premier League que, sob anonimato, fez saber não ter receio de assumir publicamente a sua homossexualidade. Agora, o exemplo chega da Austrália. Com Josh Cavallo a revelar a sua homossexualidade. 

Josh Cavallo tem apenas 21 anos e é um dos jovens talentos dos australianos do Adelaide United. Nervoso e em lágrimas, o médio centro fiz aquilo que nenhum jogador ativo da A-League tinha feito. “Estou pronto para falar sobre algo pessoal. Finalmente sinto-me confortável para falar sobre isso na minha vida. Tenho orgulho em anunciar publicamente que sou gay. (...) Lutei contra a minha sexualidade durante mais de seis anos e agora tenho orgulho de poder descansar em relação a isso”, começa por dizer num vídeo partilhado nas redes sociais.

“Crescer gay e jogar futebol são dois mundos que nunca se cruzaram”

Josh Cavallo prossegue no seu desabafo emocionante, que está a ter eco em todo o mundo. “A crescer sempre tive a necessidade de me esconder porque tinha vergonha. Envergonhado por nunca ter sido capaz de fazer o que amo e ser gay”, refere. “Esconder quem realmente sou para perseguir um sonho que sempre desejei desde pequeno: jogar futebol e ser tratado como todas as pessoas”, acrescenta. “Tive de aprender a digerir os meus sentimentos para me encaixar no molde de um jogador de futebol profissional. Crescer gay e jogar futebol são dois mundos que nunca se cruzaram”, argumenta.

“Quero ajudar outros jogadores na minha situação”

O jovem jogador do Adelaide United refere ainda ter conhecimento de casos semelhantes ao seu. “Como jogador de futebol gay conheço outros jogadores que vivem em silêncio. Quero ajudar a mudar isso, mostrar que todos são bem-vindos no mundo do futebol e que merecem ser autênticos”, conta. “É surpreendente que não haja nenhum jogador de futebol gay atualmente a jogar profissionalmente e ‘assumindo’ enquanto joga, não apenas na Austrália, mas em todo o mundo”, lamenta. Por fim, Josh Cavallo espera que este seja o primeiro passo para uma mudança no futebol. “Espero que isso mude num futuro próximo. (...) Quero ajudar outros jogadores na minha situação a sentir que não estão sozinhos”, conclui, deixando um agradecimento à equipa pela forma como sempre foi tratado.


Sem comentários:

Enviar um comentário