6.11.21

só há um clube português na lista dos 25 que mais jogadores formaram nas principais ligas

A formação tem vindo a ser, com maior intensidade ao longo dos últimos anos, cada vez mais discutida entre os principais clubes das grandes ligas europeias. E um novo relatório vem dar a conhecer as 25 equipas que mais jogadores formaram ao longo dos últimos anos nas principais ligas europeias (Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha). Podemos, desde já, dizer que existe apenas um clube português na lista. 

O Observatório CIES considera que um clube formador tem que manter os jogadores de futebol na equipa durante pelos menos três anos. Isto entre as idades dos 15 e 21 anos. Além disso, foram tidos em conta três factores, denominados de índice de formação. São eles: a importância do clube, os minutos jogados pelo jogador e ainda a idade do atleta. E são estes dados que servem para desempatar equipas com o mesmo número de jovens jogadores formados.

Sporting é o único clube português da lista

O último lugar da lista é ocupado pelos alemães do Hertha Berlim, com 17 jogadores formados e um índice de formação de 22. Em 23º lugar estão os italianos do Milan, com 17 jogadores e um índice de formação de 27,9. Continuando na tabela encontramos o alemão Bayern Munique na 20ª posição com 19 jogadores e um índice de 29. O único clube português da lista é o Sporting. Que aparece na 14ª posição com 21 jogadores formados e um índice de formação de 35,7.

Duelo espanhol no topo da lista

Saltamos agora para os três primeiros lugares da lista. O último lugar do pódio é ocupado pelos franceses do Lyon. Que formaram 32 jogadores e que têm um índice de formação de 44,2. Seguem-se os espanhóis do Barcelona com 42 jogadores e um índice de 61,9. Em primeiro lugar está o espanhol Real Madrid. Que também formou 42 jogadores, mas que tem um índice de formação de 66,4.

Sem comentários:

Enviar um comentário