27.11.21

aleksandar mitrovic, da adolescência destinada à criminalidade ao carrasco de portugal

Portugal corre sérios riscos de ficar de fora do Mundial que se irá disputar no Catar em 2022 e um dos responsáveis por Cristiano Ronaldo e companhia terem de disputar um play-off dá pelo nome de Aleksandar Mitrovic. E enquanto os portugueses analisam os possíveis adversários da prova, o avançado do Fulham, onde é treinado pelo português Marco Silva, respira de alívio por ter acertado as contas com a seleção da Sérvia. 

“Paguei a vingança à Escócia com juros! Quando trabalhas no duro é só uma questão de tempo até receberes a tua recompensa. Não tenho palavras para descrever como me sinto”, revelou ao canal sérvio Nova depois de ter marcado o golo decisivo que colocou a sua seleção pela primeira vez num Mundial. Tento que chega um ano depois de ter falhado, frente à Escócia, a grande penalidade que impediu que a Sérvia estivesse presente no Euro-2020.

Infância destinada à criminalidade

Aos 27 anos é considerado um dos temíveis avançados da atualidade, mas a vida poderia ser bem diferente neste momento. “O meu pai disse-me que seria um criminoso ou um kickboxer. Em certa ocasião uns 100 miúdos atiraram pedras a um comboio antes de mim. A minha pedra entrou pela janela e acertou no condutor. Não restou outra opção ao meu pai senão bater-me”, recordou numa entrevista ao The Telegraph. Foi durante esta conversa que também abordou a paixão pelo ginásio. “O meu corpo é a minha arma e tenho de mantê-lo em forma. Preciso de me sentir forte, pois não sou rápido e habilidoso como o Sterling. Gosto de ir ao ginásio, aliás preciso de ir ao ginásio, até nos dias de folga”, explicava.

Perto do Benfica, desejado por Porto e Sporting

Em 2015, Mitrovic esteve perto de mudar-se para Portugal e para o Benfica. Aliás, o avançado então nos belgas do Anderlecht chegou mesmo a falar como se já estivesse na Luz. “É um dos maiores clubes europeus e será um prazer e uma honra se eu puder jogar pelo Benfica. Joguei uma vez contra o Benfica em Lisboa e vi como o clube era enorme e com muitos adeptos. Tem uma história muito grande”, disse, então com 21 anos, à Rádio Renascença. Escreveu-se que o Porto também esteve interessado e o jogador não teve problemas em colocar o Sporting de lado. “O Sporting? Benfica é um dos maiores clubes na Europa e, sem dúvida, muito maior do que o Sporting”, disse. Curiosamente, seis anos depois é na Luz que marca um dos golos mais importantes da carreira.

Sonho infeliz no Newcastle e golos e mais golos no Fulham

Não assinou pelo Benfica e rumou a Inglaterra para assinar pelo Newcastle United. Este negócio foi uma espécie de realizar de um sonho. Até porque a família era fã do clube com especial admiração pelo também avançado Alan Shearer. Custou 18,5 milhões de euros e marcou apenas 17 golos em duas temporadas. Os adeptos começaram a desconfiar do potencial e acabou por ser emprestado ao Fulham, do segundo escalão do futebol inglês.

E em Londres as coisas não poderiam correr melhor. Tanto que o clube, agora treinado pelo português Marco Silva, não teve problemas em avançar com 24,7 milhões de euros pelo passe do avançado. Em 18 jogos no Championship Mitrovic conta com 21 golos. Números que comprovam o talento do “carrasco” de Portugal que terá agora a oportunidade de jogar num Mundial de futebol. Mitrovic chega ao Catar com outro rótulo de prestígio. Ou não estivéssemos a falar do melhor marcador de sempre da seleção A da Sérvia.

Sem comentários:

Enviar um comentário