22.11.21

sabe se teres tido gripe é uma defesa contra a covid-19

Os portugueses ainda não se livraram da pandemia de covid-19 e lidam novamente com a época das gripes e constipações. O que leva a que muitos se questionem sobre a possibilidade de contrair uma gripe é uma defesa contra o novo coronavírus. Pois bem, a resposta a estas questões chega através de um novo estudo. 

O trabalho, realizado por uma equipa de investigadores da University College London, no Reino Unido, realça que as pessoas que recuperam recentemente de uma constipação têm um aumento de células T. Algo que pode ser uma proteção contra um vasto leque de coronavírus. Esta conclusão surge na sequência do rastreio de mais de 750 profissionais de saúde que lidaram com doentes infetados com covid-19.

Células T podem ter papel importante

Durante o estudo foram detetados 58 casos de pessoas que nunca tinham testado positivo para a covid-19. Todos com um aumento de produção das referidas células T. “A exposição prévia à gripe comum pode dar um avanço contra o vírus”, explica Leo Swadling, mentor do trabalho, em declarações ao The Telegraph. Acrescentando que a presença das células T “inclina a balança a favor do sistema imunológico eliminando o vírus antes que este se comece a replicar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário