3.7.20

faceapp, a aplicação polémica que está novamente em alta

Passou sensivelmente um ano desde que a FaceApp teve o seu pico de popularidade. Nessa altura, o destaque da aplicação passava por envelhecer pessoas. Isto foi o suficiente para que fosse um dos tópicos mais comentados nas redes sociais. Além disso, muitos famosos e anónimos partilhavam, nas redes sociais, imagens envelhecidas. Agora, o destaque é outro. A FaceApp está novamente em destaque, mas por trocar o género aos utilizadores.

A novidade transformou-se num novo destaque nas redes sociais, como acontece, em Portugal, com a popular conta Insónias em Carvão, que tem vindo a partilhar imagens de diversas celebridades do mundo do futebol e da política, com grande sucesso, no Instagram. A FaceApp é um editor de fotografias e vídeos que recorre a tecnologia de rede neural para fazer transformações faciais de forma automática.

Além de popular, a FaceApp tem também uma boa dose de polémica. A aplicação já deu origem a diversas discussões em torno da privacidade dos utilizadores, algo que aconteceu em 2019. Com a empresa a garantir que todas as imagens são apagadas até 48 horas depois do upload. Já em 2017, a aplicação tinha sido acusada de racismo.

Sem comentários:

Publicar um comentário