9.7.20

eric bauthéac, o jogador que tem a sua identidade usada por um jihadista

Está longe de ser considerado um dos maiores craques do futebol mundial. Ainda assim e aos 32 anos, Eric Bauthéac pode orgulhar-se de ter uma carreira de respeito. Ainda que aquilo que faça com que seja falado é uma história na qual certamente não queria estar envolvido. O médio esquerdo, que actualmente defende as cores dos cipriotas Omonia Nicosia, veio a público revelar que foi vítima de um roubo de identidade.

Eric Bauthéac conta, em declarações ao jornal Le Bien Public, que tudo aconteceu durante o tempo em que jogou nos franceses do Dijon. Clube que o jogador francês representou entre 2012 e 2012. O atleta conta ainda que só ficou a saber o que se passava quando, num aeroporto, foi reconhecido por agentes de autoridade. Num episódio que quase acabou com a detenção do jogador. “No aeroporto disseram-me: ‘Eric, sabes que devíamos levar-te à esquadra e não te deixar entrar em território francês?’”, começa por contar.

“Até que ele seja preso não tenho solução”


De acordo com o L’Équipe era Mohamed N., um suposto jihadista argelino, nascido em 1878 que entretanto fugiu para a Síria, quem usava a identidade de Eric Bauthéac. Este homem é suspeito de terrorismo e tem o nome na lista de cidadãos franceses que rumaram à Síria. Isto com o objectivo de alistar-se nos grupos armados do Estado Islâmico na guerra contra o presidente Bashar al-Assad.

“A situação é complicada. Tive de fazer um novo documento de identidade e um novo passaporte. Tenho de levar a acusação de roubo de identidade até às últimas consequências. Até que ele seja preso não tenho solução. Cada vez que viajo é um problema”, lamenta o jogador francês.

Formado no Saint-Étienne, Eric Bauthéac passou ainda por Cannes, Dijon, Nice e Lille, antes de abandonar o futebol francês. Foi em 2017 que rumou à Austrália para defender as cores do Brisbane Roar. Agora, e desde o início desta época, que joga no Chipre. No Omonia Nicosia é colega de equipa dos portugueses Joel Pereira e Vítor Gomes. Bem como do guarda-redes brasileiro Fabiano, que já passou pelo Porto. O clube segue em primeiro lugar da fase final de apuramento de campeão. Eric Bauthéac conta com 4 golos e 3 assistências em 18 jogos.

Sem comentários:

Publicar um comentário