18.7.20

é isto que tens de fazer para reverter o aparecimento de cabelos brancos

Independentemente da tua idade, poderás já estar a lidar com o aparecimento de cabelos brancos. E se já deste por ti a pensar no motivo pelo qual estás a ficar com o cabelo grisalho, um grupo de investigadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América, tem a resposta para ti. Tudo está relacionado com a alteração de proteínas específicas que se encontram no corpo humano.

O estudo, publicado no bioRvix, refere que as vias metabólicas são influenciadas, em grande escala, pelas hormonas que o corpo produz em situações de stress intenso. Ou seja, a equipa responsável pelo trabalho salienta que reduzir o stress ajudará a reverter o aparecimento de cabelos brancos. Sendo que este cenário se aplica aos cabelos, mas também aos pelos da barba e ainda aos púbicos.

De modo a chegar a esta conclusão, foram analisadas as raízes de 400 fios de cabelo de um conjunto de 14 voluntários. Algo que foi feito com recurso a uma tecnologia de imagem que permite detectar o pigmento da raiz à ponta dos cabelos. Foi tido em conta o crescimento médio, de um centímetro por mês, dos cabelos.

Na raiz foi encontrado o pigmento produzido mais recentemente. Por sua vez, as pontas poderiam dizer respeito a semanas ou anos. Foi analisada a quantidade de melanina, o químico que dar cor ao cabelo bem como as proteínas presentes nas diversas partes dos cabelos. A equipa de investigadores tinha a esperança de encontrar cabelo branco mais perto da raiz. Ainda assim, e com surpresa, verificaram que existiam madeixas de cabelo que tinham um tom grisalho nas pontas. Sendo que a raiz mantinha a cor natural do cabelo.

Ou seja, o cabelo tinha crescido grisalho, mas algures no tempo esse processo tinha sido revertido. Ainda que não possam dar uma certeza absoluta, os investigadores acreditam que será a redução do stress que ajuda a travar o crescimento de cabelos brancos. “Os dados apoiam fortemente a noção de que o envelhecimento humano não é linear e de que se trata de um processo biológico reversível, pelo menos em parte”, explicam. Este estudo poderá mesmo conduzir ao desenvolvimento de um fármaco que ajude a prevenir o aparecimento de cabelos brancos.

Sem comentários:

Publicar um comentário