23.7.20

afinal, qual é a relação entre praticar desporto e imunidade

Acho que posso partir do princípio que praticamente todas as pessoas sabem que praticar desporto é algo que faz bem à saúde. Os benefícios são muitos e posso apenas recordar que existe a recomendação de que seja efectuada, pelo menos, uma caminhada de 30 minutos por dia. Isto é uma coisa. Outra, completamente diferente, é a relação entre o desporto e a nossa imunidade.

Sendo que este tema ganhou popularidade durante a pandemia de coronavírus. Com muitos a quererem saber se praticar desporto é algo que fortalece ou enfraquece o nosso sistema imunológico. Se olharmos para um estudo realizado pela Universidade de Bath (Reino Unido) ficamos a saber que os exercícios acabam por estimular o fortalecimento do sistema imunitário.

Trocando isto por outras palavras, ao aumentar a frequência cardíaca durante um maior período de tempo (algo que acontece durante o desporto), vamos passar uma mensagem de stress fisiológico para o corpo. Que reage com a libertação de glóbulos brancos para diferentes partes do corpo. Como tal, as células passam a circular em maior quantidade na corrente sanguínea à procura de vários patógenos que possam estar a provocar problemas ao organismo.

Depois do treino, a circulação das referidas células passa a ser mais reduzida pois o corpo entra em estado de repouso. Ainda assim, de acordo com o referido estudo, as células mantêm-se activas, em estado de vigilância imunológica. Os anticorpos são assim encaminhados para zonas estratégicas do corpo, nas quais podem vir a acontecer processos infecciosos no futuro. Apesar de tudo isto, é necessário teres em conta um dado. É que actividade física regular, com intensidade moderada, poderá fortalecer o sistema imunológico. Uma carga elevada poderá levar ao contrário. Mais uma coisa, o exercício físico não é uma espécie de vacina que que te protege contra a covid-19.

Sem comentários:

Publicar um comentário