8.7.20

é por isto que os cães estão sempre a bocejar

Se vives com um cão é certo que já o terás visto bocejar. Aliás, é algo que certamente viste acontecer diversas vezes ao longo de um dia. Quem não tem um destes amigos de quatro patas em casa, também já terá testemunhado este comportamento em diversas ocasiões. Só falta mesmo saber qual o motivo que leva a que os cães se comportem desta maneira.

Existem alguns dados a ter em conta. O primeiro é o de que estamos perante uma acção que os humanos fazem igualmente com muita frequência. Por outro lado, a ciência ainda não encontrou uma resposta precisa para o bocejar. Sendo que diversas teorias apontam para o cansaço. “Bocejar estica a mandíbula e aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça, pescoço e rosto”, explica, em conversa com a Reader’s Digest, a veterinária Katy Nelson. Ou seja, estamos perante um comportamento que leva a que fique mais activo em caso de cansaço ou tédio.

Acredita-se que este é o mesmo motivo que leva os amigos de quatro patas a bocejar. “A exaustão é uma das razões pelas quais os cães bocejam”, explica a veterinária. E não só. A a publicação avança ainda com outras razões. Os cães bocejam “durante períodos de ansiedade, insegurança, excitação, indiferença e como um sinal de calma para outros cães”, conclui Katy Nelson.

Sem comentários:

Publicar um comentário