25.6.19

7 razões para começares a saltar à corda ainda hoje

Quando era miúdo saltava muito à corda. Algo habitual nas aulas de ginástica das crianças da minha idade. Com o passar dos anos foi algo que acabei por deixar de fazer. Até ao dia em que olho ao treino que o Rui Pessanha de Sousa (o meu pt) tinha enviado e reparo que teria de saltar à corda. A primeira ideia que me ocorreu foi a de cair a qualquer instante. Ou pisava a corda, ou ficava presa nos pés ou outra coisa qualquer. Mas o resultado seria sempre o mesmo: eu no chão.

Aquilo correu melhor do que esperava. Os dias foram passando, os treinos foram chegando e com eles os saltos. Dei por mim a gostar cada vez mais de algo que não fazia mesmo há muito tempo. Ao ponto de hoje já ter comprado uma corda e de dar por mim a saltar no ginásio, mesmo quando não faz parte do meu plano de treinos. E a verdade é que se trata de um exercício óptimo para muitas pessoas.

Começo por destacar que é muito fácil de colocar em prática. E barato. A minha corda custou menos de dois euros. Depois, chegam os benefícios para o corpo. E esqueçam lá isso de que é bom apenas para o aquecimento. Saltar à corda é excelente, por exemplo, para perder peso. Mas vou avançar com 7 motivos que vão fazer com que comeces a saltar ainda hoje.

1 – Tem um alto gasto calórico;
2 – É um treino aeróbico e anaeróbico muito eficaz;
3 – Melhora o condicionamento físico, equilíbrio, agilidade e coordenação;
4 – Trabalha a região abdominal;
5 – Trabalha com intensidade os gémeos e a articulação do tornozelo;
6 – Trabalha os membros superiores;
7 – Fortalece as pernas e os glúteos.

Será preciso dizer algo mais? Fica apenas uma dica. Se não saltas há muito, começa por saltar em intervalos de tempo que oscilem entre os 2 e os 3 minutos. E salta com os pés juntos. Com o avançar do tempo, podes ficar 20 minutos a saltar à corda. Este tempo queima, em média, 300 calorias. Se tens excesso de peso, ao ponto de seres considerado obeso, ou se tens problemas nas articulações dos membros inferiores, não deves praticar este exercício.

2 comentários:

  1. Custa e não é pouco :)
    Parece simples, mas ao fim de dois minutos a frequência cardíaca começa a disparar :)

    ResponderEliminar