4.6.19

421 mil espécies de bactérias?!?

Quando li uma notícia da qual vou falar, recordei-me imediatamente dos meus vizinhos chineses. Que tinham o hábito de deixar o calçado à porta de casa. Recordo-me de uma altura em que tinham obras em casa e que os responsáveis tinham que fazer o mesmo antes de entrar em casa. Pois bem, de acordo com a tradição que chega do Oriente, devemos fazer isto para que a sujidade da rua e as más energias não entrem na nossa casa.

Se achas apenas piada a esta tradição, talvez leves mais a sério a ciência. Que refere que quando entramos calçados em casa, estamos a levar connosco 421 mil espécies de bactérias diferentes. Todas presentes na sola do calçado. Os investigadores norte-americanos encontraram todas estas bactérias em 96% das solas usadas no teste. Entre as que são destacadas, estão as que provocam infecções urinárias, respiratórias e até a E.Coli, que pode dar origem a graves problemas digestivos, entre outras coisas.

Os investigadores salientam ainda que 90 a 99% das bactérias são transferidas das solas para o chão da casa. E avançam com duas soluções. A primeira passa por lavar as solas com detergente assim que chegamos a casa. A outra, e foi aqui que me recordei dos meus vizinhos, passa por deixar o calçado fora de casa. Quanto a mim, ainda estou parvo com o número. 421 mil espécies!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário